Vereador Fábio Lube (PDT)

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 

Senhor Presidente, Senhora e Senhores Vereadores, assistentes da galeria,

 

Boa Tarde!

 

Comemoramos hoje, 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. Dia em que lembramos a morte de Zumbi dos Palmares, principal símbolo da resistência contra todas as formas de opressão que ainda castigam o povo negro brasileiro.

 

Uso esta tribuna, neste importante dia, para me solidarizar com todos aqueles, homens e mulheres, que, ao longo da história, lutaram e lutam para garantir os direitos fundamentais da população negra.

 

O dia a dia nos mostra que o negro foi sim liberto dos açoites da senzala, mas, sem dúvida alguma, continua preso na miséria da favela, nas cadeias públicas, no desemprego, no analfabetismo e na exclusão social.

 

Portanto, senhores e senhoras, Zumbi dos Palmares morreu, há mais de 300 anos, mas a sua luta e seu ideal continuam vivos, principalmente nos homens e mulheres negras que não se curvam às injustiças sociais.

 

Precisamos combater, de forma veemente, toda e qualquer forma de discriminação e intolerância contra negros, índios, mulheres, pobres e homossexuais.

 

Queremos também, neste dia, enaltecer algumas ações e atitudes que contribuem para amenizar o sofrimento de muitos milhões de brasileiros, pois, afinal, o Brasil é um país multi-racial.

 

Lembramos das ações afirmativas que são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, por intermédio da Gerência de Política de Raça e Gênero, cujo objetivo é construir uma cultura cidadã, de direitos humanos, de paz e promover a igualdade racial e de gênero são as principais diretrizes do plano de governo para a área de Cidadania e Direitos Humanos.

 

Ressaltamos também a importância da criação da CEAFRO (Coordenação de Estudos de Assuntos Afro-Descentes) em 2004, pelo Professor Elizeu Moreira, ex-secretário de educação do Município, hoje um dos meus assessores. Essa Coordenação tem como meta principal a implantação dos estudos afros no currículo das escolas da rede de ensino.

 

Cabe a importante Lei votada por essa Casa que autorizou o Poder Executivo a criar sistema de cotas para afro-descentes nos concursos públicos promovidos pelo Município.

 

São atitudes e ações como estas que contribuirão para amenizar a grande dívida social que temos com aqueles que, através de muita chibata e humilhação, construirão com essa grande nação.

 

Como homem público, quero dar minha cingela contribuição para a construção de uma Vitória, um Espírito Santo e um Brasil mais justo, mais humano, igual e fraterno.

 

Parabéns guerreiros e guerreiras que lutam incessantemente para a construção da igualdade e da paz.

 

Muito obrigado!

 

 

* Discurso proferido pelo Vereador Fábio Lube na Sessão do dia 20/11

Data de Publicação: terça-feira, 20 de novembro de 2007

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria