Vereador Reinaldo Bolão (PT)

Bolão apresenta projetos inovadores na Câmara

 

O papel do Legislador é elaborar e apresentar projetos que tragam benefícios e melhorias para a população. Assim, partindo desta premissa, o vereador Reinaldo Bolão (PT), desde que assumiu o mandato em 2005, apresentou projetos inovadores, alguns deles já aprovados, que certamente resultarão em benefícios para os moradores de Vitória.

 

A questão ambiental tem sido amplamente discutida em todo o mundo. E, os legisladores, buscam aprovar matérias objetivando preservar a natureza. Nesta linha de atuação, o vereador Reinaldo Bolão, vem trabalhando na Câmara de Vitória.

 

Assim, apresentou o Projeto-de-Lei nº 431/2007, que tramita nas Comissões Internas desta casa, que autoriza o Executivo Municipal a firmar convênio com a iniciativa privada e com o poder público Estadual e Federal, para estimular a substituição de sacolas de plástico, usadas para condicionar mercadorias em balcão de comércio varejista.

 

Em sua justificativa, o parlamentar afirma que a natureza sinaliza que ações do homem estão provocando efeitos devastadores no meio-ambiente. Calor insuportável em várias partes do planeta, enchentes de grandes proporções, que estão matando em todo o mundo, proliferação de insetos, dengue, degelo acentuado no ártico, enfim, são muitos os sinais de que o ser humano precisa urgentemente aprender a conviver harmonicamente com os recursos naturais.

 

Bolão está propondo que os estabelecimentos comerciais adotem três modalidades de sacolas, em substituição às sacolas plásticas usadas atualmente em larga escala: as sacolas biodegradáveis, com ciclo de vida curta, com duração máxima de 02 (dois) anos; as sacolas retornáveis, com ciclo de vida longa, mais que o consumidor possa voltar com ela em compras futuras e as antigas e tradicionais sacolas de pano, com ciclo de vida incalculável, fabricada pelo próprio consumidor ou não e a sua maneira, custo e gosto.

 

Mas não apenas a questão ambiental está na pauta do vereador Reinaldo Bolão/PT. Ele está preocupado com educação dos jovens e adolescentes da cidade. E, neste sentido, protocolou projetos voltados para esta área. Através do Projeto-de-Lei nº 432/2007, está propondo que os alunos da rede municipal de ensino tenham aulas de cidadania.

 

A matéria será ministrada uma vez por semana com o objetivo de orientar os alunos sobre a importância de exercer seus direitos e deveres como cidadão, através de noções básicas da Constituição Federal e Estadual.

 

E ainda propõe através do Projeto-de-Lei nº 378/2007, que profissionais tais como: Assistentes Sociais e Psicólogos passem a atuar nas Escolas e Creches Municipais, sendo o elo de interligação entre os profissionais do magistério, pais, alunos, Conselhos de Escola, Conselhos Tutelares e Juizado da Infância e Adolescência.

 

Entende o parlamentar que muitas das ocorrências registradas nas escolas, envolvendo jovens e adolescentes poderiam deixar de ocorrer se a prefeitura mantivesse esses profissionais nos estabelecimentos de ensino e, também que rendimento escolar de alunos problemáticos poderia melhorar, se as causas fossem tratadas em seu nascedouro.

 

“Muitas vezes, o comportamento agressivo do jovem na escola, é resultado da desagregação familiar, ou mesmo conflitos entre pais e filhos e, em outras, por precária infra-estrutura habitacional, ou falta de alimentos à mesa, que se identificados e tratados, poderiam ser sanados evitando maiores danos”, defende.

 

 

Data de Publicação: terça-feira, 11 de setembro de 2007

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria