Vereador Fábio Lube

 

12 de Agosto - Dia Internacional da Juventude

 

                                                   "Como vencer os desafios"... 

 

Nas últimas décadas, a população brasileira vem passando por profundas transformações em sua composição etária: de um lado o vertiginoso crescimento da população idosa – com 60 anos ou mais – chegando a 9% do total da população do país, do outro lado, na década em curso a população jovem atingirá sua maior participação. Nunca o país teve tanto jovem entre 15 e 24 anos. Os dados do IBGE, de 2002, revelam que o país tinha 34 milhões de jovens, correspondente a quase 20% da população. Há 20 anos, ou seja, duas décadas,  atrás esse número era pouco superior a 26 milhões.

 

Esses jovens demandam, de acordo com a sua particular idade, escola, saúde, cultura, esportes, lazer, emprego. Esses são os grandes desafios. Como proporcionar aos jovens essas questões do dia a dia que contribuirão para o seu crescimento e sua inserção na sociedade.  Se de um lado é nesse momento que o jovem é exposto a um amplo conjunto de possibilidades positivas para sua plena formação, de outro é o período em que está exposto a um conjunto de riscos cujas conseqüências podem, eventualmente, ser determinantes de seu futuro.

 

A juventude, em qualquer momento e lugar, carece de cuidados e atenções, não apenas por parte da família, muitas delas desagregadas, mas também pela sociedade. Livrar a juventude das drogas, da marginalidade, da violência, da prostituição e da ociosidade é um grande desafio. Cabe ressaltar que, um grande número de homicídios ocorridos nos grandes centros urbanos é cometido contra jovens entre 15 e 24 anos.   Percebemos que poucas políticas sociais têm a capacidade de desmontar o ciclo vicioso da pobreza do que aquelas voltadas para a juventude.

 

A garantia de projetos e ações que contribuam para ajudar os jovens no seu crescimento depende de certa forma, de um bom nível de articulação e integração, tanto do poder público, quanto da sociedade civil organizada.  É nesse período, onde diversas dimensões da vida se transformam, é que os jovens precisam receber o devido cuidado.

 

É necessário que comecemos imediatamente a discutir políticas para a juventude,  dado seu papel estratégico futuro.  Por isso, ao comemorarmos o Dia Internacional da Juventude, fica o importante alerta para que os governantes e a sociedade civil atentem para a grande responsabilidade que têm para com os jovens, capacitando-os para serem os futuros mandatários de nosso imenso Brasil.

 

Como vereador, representante da juventude, pois a maioria de nossa votação foi oriunda dessa faixa etária, temos nos preocupado em pautar nosso trabalho em ações e projetos que contribuam para a inserção dos jovens na sociedade, proporcionando aos mesmos, em especial, acesso à cultura e ao esporte, com o intuito de combater a ociosidade infanto-juvenil.

 

Parabéns a todos os jovens, principalmente aqueles que, com coragem e determinação, vencem os desafios do seu tempo!

 

Fábio Lube Rangel

Vereador

 

 

 

Data de Publicação: terça-feira, 14 de agosto de 2007

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria