Jovens apresentam soluções para problemas da cidade

Um exemplo a ser seguido. A pesquisa “Repensando a Cidade de Vitória”, realizada por alunos do ensino médio da escola Arnulpho Mattos, mapeou e propõe uma série de ações para os principais problemas que afligem a população capixaba.

O vereador Alexandre Passos foi convidado pelos alunos e participou da apresentação do projeto à comunidade no dia 27 de abril, na própria escola, quando recebeu uma cópia com a sistematização da pesquisa e as proposições de políticas públicas elaboradas pelos alunos. De posse do documento, Alexandre está propondo uma Audiência Pública a ser realizada no dia 25 de junho para discutir o assunto.

Alexandre se entusiasmou com a iniciativa e o envolvimento dos jovens neste processo. “A juventude tem muito a contribuir com essas questões. Precisamos ampliar essa discussão e criar mecanismos que garantam a participação dos jovens na apresentação de propostas para tentar solucionar os problemas da cidade”, afirmou o vereador.

O professor Rogério Oliveira Araújo, que coordenou o projeto junto com a professora Margarete Soares dos Santos, explica que um dos objetivos da pesquisa foi desenvolver a capacidade de análise crítica da realidade pelos alunos.

As propostas de políticas públicas dos alunos também estão sendo apresentadas nas reuniões do Orçamento Participativo de Vitória. Entre essas propostas estão a humanização dos presídios com a implantação de programas educativos e trabalho para os internos; mais investimento em segurança pública, educação, saúde e assistência social; criação de hospitais municipais; programas públicos de recuperação de jovens com dependência química; criação de mais programas e projetos sociais nas comunidades carentes; melhor distribuição de renda.

Foram ouvidas 500 pessoas, sendo 280 mulheres e 220 homens. A violência assumiu a liderança disparada entre as principais preocupações eleitas pelos entrevistados, seguida por saúde, drogas, desemprego e educação.

Data de Publicação: segunda-feira, 21 de maio de 2007