Prevenção para reduzir acidentes

Prevenção para reduzir acidentes

É consenso entre os capixabas que a prevenção é o melhor remédio para todos os males. E, quando o tema em foco é a redução dos acidentes de trânsito? Neste caso, a manutenção preventiva é uma das alternativas para reduzir os índices alarmantes registrados na Grande Vitória.

As estatísticas demonstram o crescimento dos acidentes de trânsito, ocasionados tanto pela má conservação dos veículos como também,  pela falta de manutenção mínima, incluindo nos itens considerados de segurança.

Somente no município de Vitória, o número de acidentes tem sido elevado nos últimos anos, segundo dados do Batalhão da Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano do ES.  

Em 2005, dos 8.474 acidentes, registrados 1.962 deixaram vítimas e outros 6.781 danos materiais. O mais alarmante é que neste ano, 29 pessoas morreram vítimas destes acidentes e outras 2.093 ficaram feridas.

No ano de 2006, o número de acidentes diminuiu para 8.258, mas em compensação o número de feridos aumentou para 2.110 e, 23 pessoas morreram. No ano passado, do total de acidentes, 1.691 tiveram vítimas e 6.567, veículos sofreram danos materiais.

E, em 2007, apenas nos primeiros quatro meses do ano, já foram registrados 2.358 acidentes, sendo 513 com vítimas e 1.845, sem vítimas. Cinco pessoas já morreram e 624 ficaram feridas.

“Esses números precisam mudar”, defende o Vereador  Reinaldo Bolão (PT), que protocolou na Câmara de Vitória o Projeto  de Lei nº. 165/2007, autorizando o Município de Vitória, a instituir o “Programa de Conscientização pela Manutenção Preventiva Automotiva”, a ser realizado todo mês de junho de cada ano.

Também determina que o evento passe a integrar o Calendário Oficial da cidade.

“Durante todo o mês será discutida a manutenção preventiva de veículos automotores com órgãos e entidades através de palestras, fóruns, atividades, campanhas educativas e demais iniciativas que o Executivo entender conveniente”, informa.

A proposta do parlamentar, em tramitação na casa, autoriza também o Executivo a firmar convênios com entidades com notório conhecimento no assunto visando os objetivos da presente lei.

O parlamentar avalia em sua exposição de motivos, que “o trânsito Brasileiro tem apresentado nos últimos 10 anos um crescimento vertiginoso com relação ao volume de veículos automotores, impactando fortemente na vida das pessoas, tornando-se uma alavanca de crescimento econômico e de grande importância na riqueza gerada no país, mas também tem mostrado sua fragilidade nos resultados ocasionados pelos acidentes de trânsito, quando colocamos a vida humana como parte mais importante de uma sociedade”.

 

 

Data de Publicação: segunda-feira, 14 de maio de 2007

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria