Vereador Toninho Loureiro (PSDB)

 

EFEITO ESTUFA

 

            Sabemos que o Efeito Estufa é a maneira que o planeta terra encontra para manter sua temperatura constante, propiciando aos humanos a possibilidade de se manter vivo. O aquecimento global e o aumento da temperatura terrestre têm preocupado não só aos estudiosos e cientistas, mas a toda comunidade de maneira geral, dentre elas a Comunidade Cientifica e a Política.

 

Mesmo o planeta possuindo uma atmosfera altamente transparente diante da luz do Sol, cerca de 35% da radiação solar que recebemos é refletida novamente de volta ao espaço e os 65% restantes ficam retidos na Terra, fato esse que se dá pela enorme concentração de gazes atmosféricos (dióxido de carbono, metano, ozônio e etc) que retêm a radiação solar.

 

Acredita-se, que em sua maioria esses gazes são provenientes da queima de combustíveis fósseis, que contribuem para o aumento do efeito estufa, elevando consequentemente a temperatura terrestre.

 

Anualmente, a concentração de dióxido de carbono vem aumentando em 0,4% ano, que juntamente com outros gases fazem desse cenário uma preocupação constante para nossa geração e para as gerações futuras, que com isso poderão ter que viver com uma realidade aterradora onde o aumento da temperatura terrestre poderá chegar entre 2º e 6º em um período estimado em 100 anos.

 

Um aumento dessa grandeza não só alterará o clima mundial, aumentando o nível das águas do mar entre 30 centímetros e 1,50m interferindo na vida de milhões de pessoas que habitam as áreas costeiras mais baixas.

 

Hoje muitos programas científicos, jornais, revistas e a televisão vem nos alertando sobre a gravidade desse problema, sendo evidente que nós pouco contribuímos para reverter essa grave situação.

 

A eminência de uma mudança tão drástica como a alteração da temperatura global do planeta trás consigo perigos que deviam estar preocupando mais os Governos em minorar em nossa atmosfera as taxas de emissão de gases causadores do chamado Efeito Estufa, pelo menos ao nível das atividades industriais e nos veículos automotores, que são os grandes vilões desta história, encarando assim o problema com o nível de seriedade que a questão realmente merece.

 

Cabe também a população fazer a sua parte, fazendo um menor uso do transporte individual, que muitas vezes transportam a um único individuo, dando preferência ao uso do transporte de massa, como é o caso dos coletivos e trens que tem a capacidade de transportar um número maior de pessoas emitindo uma quantidade menor de gazes e poluentes.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

TONINHO LOUREIRO

Vereador

Data de Publicação: segunda-feira, 12 de março de 2007

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria