O poder da gratidão

Final do ano chegando, época de refletirmos tudo o que passou em 2019 e tudo o que queremos para 2020. Constantemente vemos, nas redes sociais, posts sobre gratidão. Atualmente é uma das hashtags #gratidão mais utilizadas e o motivo é porque cada vez mais as pessoas têm tomado consciência do quão importante é exercer a gratidão, um sentimento de reconhecimento por algo bom. É saber identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que nos cercam. Em especial agradecer o ano de 2019 e seus acontecimentos.

Todos nós temos razões e inúmeros motivos para agradecer. Todos nós temos algum conforto material. Pode ser um chuveiro quente, uma cama, um teto para morar, comida na mesa, família que te ama, um trabalho e devemos ser gratos por cada uma dessas coisas. Já pensou em como seria nossas vidas sem elas? Como seu ano teria sido sem um trabalho? Sem aqueles momentos de alegria compartilhados com seus amigos.

O ditado: “Seja agradecido pelo que você tem e acabará tendo mais. Se você se concentrar no que você não tem, nunca terá o suficiente” é verdadeiro, pois o ser humano é um ser insatisfeito por natureza. Nunca estamos satisfeitos com o que temos ou somos. Sempre queremos mais. Ter mais dinheiro, melhor trabalho, uma casa melhor, um carro melhor, um corpo mais bonito... Esse querer causa uma insatisfação pessoal que, pois nunca chegamos lá e com isso, deixamos de ser gratos pelo que temos. E quando conseguimos o que queríamos já encontramos uma nova coisa que queremos e volta o sentimento de insatisfação porque não temos o que queremos. A partir do momento que agradecermos o que temos e aceitarmos melhor o que não temos passaremos a ser mais felizes com a vida e no final, vamos percebendo que sempre possuímos muito mais coisas do que imaginamos e precisamos.

Em vez de ficar pensando que o carro do outro, passe a agradecer o fato de você ter um carro, pois muitos estão num ônibus lotado. Em vez de reclamar que a comida estava ruim, agradeça o fato de você ter comida para comer tendo ciência de que muitos outros não têm. A partir do momento que você agradecer pelas coisas que têm vai começar a dar mais valor a elas. Isso ajuda a refletir o quanto a sua vida é abençoada por ter muitas coisas que outros não têm oportunidade de ter.

Há tempos o homem se pergunta qual o segredo da felicidade. E acredito que a resposta seja gratidão e ela tem uma poderosa aliada: a gentileza. Quando a gratidão está ligada a gentileza, nos tornamos mais humanos e conseguimos nos conectar a outras pessoas. Você sabia que dar um sorriso a alguém é uma forma de gratidão? Fazer um elogio sincero a alguém que admiramos, acompanhado de gratidão por tudo aquilo que a pessoa já fez por você também é gratidão. É preciso saber demonstrar alegria e agradecer quando recebemos um elogio de alguém, por mais simples que seja. Agradecer é o mesmo que dizer a essa pessoa, que ela nos proporcionou um momento feliz.

O pesquisador Maslow percebeu que a habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional e mental dos seres humanos. Suas pesquisas provaram que pessoas que praticam a gratidão são mais felizes, a gratidão contribui para que as pessoas reconheçam o que possuem de bom ao seu redor. Por mostrar o quão prazeroso é valorizar mais o que se possui, a gratidão faz com que as pessoas gratas sejam menos ansiosas por aquilo que não tem ou por aquilo que desejam ter.

Ser uma pessoa grata é uma virtude que também nos ajuda a exercitar atitudes mais positivas, seja em nossa vida pessoal ou profissional, pois cultivamos o bom humor e a paciência necessária para manter relacionamentos felizes e saudáveis. Pois, as pessoas gratas possuem maiores doses de bom humor, otimismo, melhora na qualidade do sono, praticam mais exercícios físicos, têm a pressão arterial mais equilibrada, e níveis de depressão e estresse mais baixos, ou seja, ser grato é uma atitude revolucionária!

O agradecimento o qual me refiro é aquele agradecimento interno, que vem do coração. Agradeça a Deus durante o seu momento de oração todas as noites. Seja grato e feliz simplesmente pelo fato de você poder enxergar e ver as cores, as pessoas, produtos e o ambiente a sua volta, até porque existem pessoas que não têm esse privilégio. Por isso, o simples fato de usufruir do sentido da visão é uma benção. O fato de termos saúde, sem limitações em função de determinada doença, onde muitas vezes, o caminhar é pesaroso, comer é complicado e até o falar está prejudicado é só mais um motivo de sermos gratos.

Ao contrário do que imaginamos, não é somente a felicidade que nos leva a gratidão. Ser grato leva a felicidade e agradecer quando as coisas vão bem, quando sua vida está fluindo é bem fácil. Difícil é ter a atitude de gratidão em momentos de turbulência na vida, nos momentos difíceis, seja doença, no fim de um relacionamento, na morte, na falta de dinheiro ou na perda de emprego. Nesses momentos tendemos a ficar com nervos à flor da pele, raiva e muita tristeza, mas até mesmo nessas horas é preciso ver o lado positivo e aprender a lidar com as dificuldades e ainda assim, ser grato por elas, encarando como oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal. Algo que fortalece e que faz evoluir como pessoa. Mesmo que o dia tenha sido péssimo, alguma coisa de bom você pode encontrar para agradecer. Independente das dificuldades, nunca se esqueça de ser grato pelas coisas boas da sua vida e de agradecer às pessoas que fazem algo de bom para você.

Sempre que possível expresse gratidão às pessoas responsáveis por ter proporcionado um momento de felicidade na sua vida. Desde um simples muito obrigado até uma carta ou presente, fará bem para você e para quem recebe a gratidão.

Reconhecer o quão extraordinárias são as coisas do nosso redor nos ajuda a manter o equilíbrio com relação às tragédias do mundo e, somente em equilíbrio, conseguimos agir. Quando você muda a si mesmo, você tem o potencial de mudar o mundo a começar com o seu ambiente. Pense e veja como foi o seu ano? A que você gostaria de agradecer a Deus? Quem são as pessoas que tiveram grandes contribuições para que sua chegasse onde está hoje? Exercitar esse sentimento no dia a dia nos ajuda a cultivar a desejada paz interna. O sentimento de reconhecimento da gratidão nos torna mais alegre, entusiasmados, amorosos e otimistas, a gratidão causa um bom impacto sobre a felicidade e que aumenta a satisfação com a vida. Por todas as trocas de experiência, pelas aberturas de caminho, pela confiança depositada, por cada incentivo, desejo de boa sorte e fé para minha estrada. Nada somos uns sem os outros. Agradeça e crie este hábito para este novo ano que se inicia e que tenhamos um 2020 cheio de gratidão.

 

Waguingo Ito (Cidadania) é vereador de Vitória 

Data de Publicação: quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria