CMV 100% Digital: Transformação e eficiência

Vivemos em época de transformações. Com os avanços da tecnologia e o alcance global da internet, novos trabalhos estão surgindo e antigas profissões estão desaparecendo. Tradicionais modos de fazer estão mudando, acompanhando tendências e se adequando a novas rotinas, novos aparelhos e diferentes softwares.

A tecnologia evolui diariamente e seguimos em busca de melhores desempenhos, mais produtividade, qualidade e agilidade. As pessoas tornaram-se mais ativas nos diversos setores da sociedade e, a cada dia que se passa, cobram por acompanhamento e por assistência com imediatez. A população quer ser ouvida e atendida. A população quer participar. Busca-se maior celeridade no trâmite de processos e na resolução de problemas. Mais do que nunca é preciso prestar atenção às demandas e dar retorno ao público.

Com o desenvolver tecnológico, aumenta-se também a preocupação com o meio ambiente, bastante explorado para suprir as necessidades do homem, de suas máquinas e de suas invenções. Daí surgem diversas reflexões. Precisamos repensar nosso uso de energia elétrica e de água. Precisamos também repensar desperdícios diários de materiais e de comida. Precisamos repensar a destinação do nosso lixo e quanto lixo produzimos. Precisamos repensar nosso uso excessivo de papel - e todo o processo produtivo realizado até que aquele papel chegue a nossas mãos -, especialmente com as possibilidades do mundo digital.

Em meio ao momento que vivemos, a Câmara Municipal de Vitória (CMV) não poderia seguir um caminho diferente: em 2019 foi dada a largada para a informatização dos processos legislativos do município. Eficiência. Essa é a palavra-chave da vez.

O Projeto de Resolução nº 31/2019, que dispõe sobre a CMV 100% Digital, pode ser acessado facilmente por meio do website da Casa, via computador, tablet ou smartphone. Lá, o cidadão poderá compreender melhor o que se enquadra por “meio eletrônico” e como uma assinatura digital é considerada válida somente se emitida por autoridade credenciada ou se o usuário for devidamente cadastrado no Poder Legislativo, preservando a identificação e a autenticidade.

Todos os atos processuais legislativos, em consequência desse projeto, agora estão sendo feitos por meio eletrônico. Sempre faz-se importante lembrar que o projeto não acarretou nem acarreta qualquer custo ou despesa orçamentária, muito pelo contrário! Entenda: o sistema de tramitação processual da Câmara já possuía uma plataforma de tramitação digital. O projeto tomou a rédeas da situação com a finalidade de regulamentar a prática e fazer dela o novo padrão da Casa.

Além de ser uma forma gerar economia à instituição e dar uma forcinha para a natureza, os processos eletrônicos trazem maior transparência à população e agilidade nos processos legislativos. Chega de papéis, pastas e adesivos. É preciso fazer um bom uso das possibilidades, utilizando a velocidade tecnológica a nosso favor, ou seja, à favor do munícipe.

 

Cleber Felix (PP) é vereador de Vitória 

Data de Publicação: terça-feira, 26 de novembro de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria