O de cima sobe e o debaixo desce

O Senhor Antônio Carlos é um trabalhador cujo intelecto é a sua principal ferramenta de trabalho. Ele chegou aos 65 anos ainda com saúde, disposição e lucidez. Para este autônomo, é um desperdício se aposentar no auge da carreira, pois ainda tem muito a contribuir para a sociedade a partir da produção intelectual.

No entanto, não podemos comparar a força que move Antônio ao legado de Manoel de Souza, pedreiro conhecido como Seu Manoelzinho pelos mais próximos. Suas mãos são bem calejadas devido ao ofício que exerce desde os 9 anos de idade.

Aos 65 anos, Manoelzinho participou de muitas obras. Construiu prédios, casas, calçadas, muros e ruas. Inclusive, foi ele quem ajudou a construir o edifício onde fica o escritório de advocacia de Antônio Carlos. Os 50 anos de serviços prestados a empreiteiras e particulares deixou marcas no vigor desse guerreiro.

Concordo que o país precisa discutir essa pauta, mas não da forma rasa e tão veloz como está sendo colocada. Igualdade é ver a diferença entre os diferentes. Se sairmos das nossas bolhas e observarmos ao redor, poderemos ver distúrbios gritantes. Não deixe ninguém pensar por você. Vale a pena refletir sobre essa questão e colocar o debate nas ruas.

Você concorda que o Senhor Antônio Carlos e Seu Manoelzinho podem ter as vidas, saúde e contribuições sociais avaliadas da mesma forma pelo Estado? O governo federal apresentou ao Congresso Nacional proposta de reforma da Previdência que prevê a idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres. Aprovado, a transição ao atual sistema será de 12 anos. Outro ponto a ser levado em conta é que os beneficiários deverão contribuir por, no mínimo, 20 anos.

O que está em jogo é o futuro e o presente de indivíduos que deram o seu suor e sangue para sociedade por décadas. Se não debatermos com mais clareza o assunto, o crescimento do país será no tom da canção 'A Cidade', de Chico Science e Nação Zumbi, onde "O de cima sobe/E o debaixo desce”.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Leonil (PPS), é vereador de Vitória 

Data de Publicação: quinta-feira, 30 de maio de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria