Acidentes de trânsito: somos os principais culpados


Influenciado pelo Maio Amarelo, campanha que acontece durante todo este mês de maio, resolvi fazer uma breve pesquisa sobre os números dos acidentes que acontecem em Vitória, no Espírito Santo e no Brasil. Então, me deparei com aquele tipo de fato que vivemos mas não percebemos: nós somos os principais culpados pelos acidentes de trânsito.

 

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, o Brasil tem mais de 500 milhões de vítimas de acidentes de trânsito todos os anos. A cada minuto, pelo menos uma pessoa fica inválida e a cada 12 minutos – talvez o tempo que você gaste para ler e refletir sobre este artigo –, uma pessoa morre por acidente de trânsito no país.

 

De acordo com dados do Detran/ES, só em Vitória, no ano de 2018, foram cometidas 51.835 infrações. Em todo o Espírito Santo foram 622.912 multas aplicadas. No Estado, as principais infrações cometidas são: excesso de velocidade (com 398.612 ocorrências), estacionar em local proibido (53.636 casos), avanço de sinal (29.189) e uso de aparelho celular ao volante (19.072).

 

É frustrante pensar que todos os eventos citados acima são escolhas nossas e que para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito, basta apenas termos consciência para optar por fazer o certo.

 

Então, como explicar o motivo pelo qual ainda agimos assim? Seria o estresse do cotidiano que resulta na falta de paciência e atenção nas vias? Seria o cansaço? Ou apenas a falta de responsabilidade? Enquanto não temos essas respostas, fazer a nossa parte torna-se urgente, seja atrás do volante ou ajudando na conscientização das pessoas. Afinal, estamos falando de vidas.

 

Precisamos repensar escolhas e condutas como sociedade. Fazer parte dessas estatísticas, às vezes, é consequência da ação de outros. Então, faça por você e pelos demais. O Maio Amarelo tem a função de despertar para algo que é nossa responsabilidade: promover a mudança e preservar vidas.

 

 

Davi Esmael (PSB), vereador em Vitória

Data de Publicação: segunda-feira, 13 de maio de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria