Transporte público de qualidade é direito

O transporte público no Brasil sempre foi motivo de críticas por parte dos seus usuários. Problemas que se arrastam por décadas em todo território nacional, à exemplo disso, frotas sucateadas, valores elevados de passagens, ausência da prestação do serviço em determinadas localidades, poucos linhas colocadas à disposição da população, o que torna os veículos superlotados. Esses são alguns dos inúmeros obstáculos enfrentados pelos brasileiros diariamente. Por esses motivos que eu estou buscando mudar a realidade do nosso município através de projetos e indicações.

Ônibus super lotados – É uma vergonha para o nosso municipio, já que a oferta de veículos precisa ser compatível com a demanda das linhas. É normal que algumas pessoas fiquem em pé, mas não é aceitável um ônibus trafegar com o triplo da capacidade do veículo. Qualquer carro particular que andasse com 15 pessoas em vez de 5 seria multado. E por isso fiz uma queixa no plenário sobre o porque de não fiscalizar já que é lei!

Preço das passagens – Apresentei um projeto de lei que proibe o aumento da passagem de ônibus quando não houver melhoria prevista no contrato. Essa lei nos assegura que quando haver um reajuste tenha um embasamento coerente para o aumento do valor.

Assédio nos coletivos – Apresentei um projeto de lei para disponibilizar medidas de prevenção e combate ao assédio sexual nos meios de transportes coletivos, com campanhas permanetes contra o assédio em ônibus com a fixação de cartazes informando o tipo penal e o incentivo a denunciar, que encorajará a sociedade a combater tal tipo de crime.

Já é lei! Dispositivo de proteção solar nas janelas nos espaços adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a inclusão desse requisito obrigatório no processo licitatório, evitará o incômodo dos raios solares que penetram no interior do veiculo.

A inclusão desses projetos no âmbito de Vitória e de extrema importância, a população precisa assegurar que melhorias sejam implantadas, e que temos de ter clareza que pagamos caro por ele e, portanto, ele tem de servir à população de forma adequada. Não é só uma atividade comercial, é uma política pública. Uma cidade sem o sistema de ônibus entraria em colapso.


 

Dalto Neves (PTB), é vereador de Vitória 

Data de Publicação: terça-feira, 07 de maio de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria