Dispense o canudo plástico por um dia

Você já parou para pensar o destino do canudinho plástico que você usa na praia e nos restaurantes? Com um tempo de vida útil de, aproximadamente, 4 minutos, seu pequeno tamanho faz com que esse acessório seja usado e descartado com muita facilidade.

 

Mesmo quando ele vai para as lixeiras, o canudo não chega às associações de catadores de lixo em condições de reciclagem. Na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv) não é diferente. Segundo o presidente, Lucio dos Santos, o plástico é extremamente reciclável, mas quando em forma de canudo, chega ao local sujo (o açúcar das bebidas gruda no interior) e amassado. Por seu leve peso, ele também pode escapar para a natureza e iniciar um ciclo de poluição, que atinge animais marinhos, aves e, claro, os seres humanos.
 

Para discutir o assunto, realizamos em julho, a Audiência Pública “Impactos Ambientais Causados pelos Canudos Plásticos”. Além de outros especialistas no assunto, contamos com a presença de Cecília Baptistotte, coordenadora do Projeto Tamar no Espírito Santo. Os dados apresentados por ela foram impactantes: 90% das tartarugas necropsiadas aqui em Vitória pelo Instituto têm plástico em seu interior! O número de canudos encontrados no mar é tão expressivo que eles estão na lista dos 10 tipos de resíduos mais encontrados nos oceanos.


Com o objetivo de proteger a vida marinha e o meio ambiente, elaboramos o Projeto de Lei 91/2018, que proíbe a distribuição dos canudos plásticos na cidade de Vitória. Entendemos que seu uso é um hábito desnecessário, principalmente, porque não se repete em casa. É preciso pensar em alternativas menos poluentes e a criação de dificuldades à utilização dos canudos plásticos certamente contribuirá para novas formas de fabricação.
 

A responsabilidade é de todos: empresas e município devem se empenhar para diminuir a quantidade de plástico gerado, mas a sociedade civil também pode fazer algo para mudar esse cenário. Proponho um exercício fácil: Apenas por um dia, dispense o canudo plástico. Você verá que ele não faz falta e ainda ajudará o meio ambiente!

 

Vereador Cleber Felix (PROG)

Data de Publicação: quinta-feira, 06 de setembro de 2018

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria