NO PSDB A MULHER TEM, SIM, VEZ!

A participação das mulheres na política é de fundamental importância para o avanço das políticas públicas e de gênero no Brasil. O “conhecimento de causa” que trazemos no DNA permite que lutemos e tenhamos a percepção correta quando nossas pautas são mal executadas. Qual a melhor forma de luta senão a participação ativa? Segundo o último censo brasileiro, em 2010, foi revelado que existem 95,9 homens para cada 100 mulheres, maioria votante nas eleições, mas infelizmente esses números são opostos quando falamos sobre a participação da mulher na política.

A participação feminina nas esferas do governo é ínfima e continua refletindo o desequilíbrio histórico de gênero nas funções públicas. Nossa legislação eleitoral determina que no mínimo 30% das inscrições nas chapas sejam compostas por mulheres, porém, não basta garantir o número de vagas, é necessário conferir às candidatas mulheres as mesmas condições; mesmo espaço político; igualdade de oportunidades e não lançar candidaturas fictícias com objetivo único de cumprir a cota imposta pela lei.

O PSDB tornou-se pioneiro no Brasil ao adiantar a transferência de 30% do fundo partidário para as candidaturas das mulheres do partido. Ao garantir a verba, o PSDB mostra a busca por equidade, dá condições para que as mulheres possam fazer suas campanhas em modo de igualdade aos homens e oportuniza que mais mulheres se coloquem à disposição da política, ocupando cadeiras no executivo e legislativo no maior número de cidades possíveis.

A ampliação da presença feminina em posições de poder garante a luta por pautas já reivindicadas por todas nós, como novas creches e vagas, melhor atendimento na educação, saúde de qualidade, pelo reconhecimento de nossas jornadas exaustivas e invisíveis que compreendem o trabalho doméstico, nele incluído o cuidado com filhos, com idosos e deficientes físicos. Além da luta pelo fim da violência contra as mulheres.

A iniciativa do PSDB colabora para que já nas eleições de 2018, as mulheres tucanas tenham uma oportunidade de disputa justa e combativa para pleitear voos maiores, mostrando que podemos fazer mais e melhor, mesmo com todas as dificuldades que uma sociedade machista nos impõe.

Neuza de Oliveira (PSDB)

Data de Publicação: terça-feira, 07 de agosto de 2018