É preciso renovar

É inevitável não notarmos que o mundo passa por uma crise política muito alarmante, principalmente no nosso país. Os escândalos políticos só enfatizam e fomentam o sentimento de repulsa à política. Esse fenômeno acaba oportunizando a criação de um espaço novo, onde aquelas lideranças que antes eram somente vistas em suas comunidades, fazendo serviços voluntários, acabam se destacando, colocando assim o seu nome à disposição com o intuito de mudar o cenário político atual, como uma “luz no final do túnel”, o que contribui para o processo democrático e participativo.

 

Esse movimento também conhecido como “renovação política” tem como principal agente a sociedade civil, individual e/ou grupos, que compartilham um único desejo: mudar a política do nosso país. A corrupção, a perca de legitimidade dos nossos  representantes, a diferença social e a falta de interesse pelas necessidades essenciais da população concretizam a desproporção da representatividade governamental do nosso país.

 

Em tempos que o “novo” é a aposta em meio as conexões no campo moral e político, o ano de 2018 é fundamental que haja porta de entrada para o clamor dessas marcantes mudanças. Mas para isso é preciso nos perguntarmos qual seria de fato essas mudanças que tanto queremos e almejamos.

 

Os caminhos para essa mudança poderão ser os mais diversos, entretanto dois deles são elementares: “ninguém caminha sozinho” e a “retirada da estrutura que já ocupa a política”. Livrar-se da política arcaíca e abrir espaço para a campanha da ética, transparência e cooperação, tratar, assim, os problemas históricos e culturais do nosso país - impunidade, racismo, desigualdade social e violência.

 

A pauta dessas articulações devem resgatar a esperança da população. O desafio será complexo, as ruas serão o termômetro e as urnas darão o desfecho. Possivelmente esse seja o desafio mais enigmático a ser enfrentado em nosso país e mundo afora. Entretanto temos a certeza que esse é o caminho para que as transformações ganhem espaço, possibilitando dessa maneira que as pessoas sejam de fato representadas verdadeiramente.

 

O que precisamos é de cidadãos dispostos a trabalhar pelo bem coletivo, trazendo a inovação e a vontade de fazer diferente.

 

Nathan Medeiros (PSB)

Data de Publicação: segunda-feira, 30 de julho de 2018

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria