Uber, uma análise dois anos após a regulamentação

Vitória pegou fogo em 2016 com as discussões a respeito da chegada do Uber em Vitória. A empresa é pioneira em transporte individual de passageiros intermediado por aplicativo no Brasil. Vitória estava inserida em um debate nacional a respeito da legalidade desta modalidade de transporte, bem avaliada pela população que clamava por alternativas de locomoção e mais diversidade no mercado.

 

Na época, a Câmara de Vitória participou ativamente desta discussão. Apresentei o Projeto de Lei 156/2016, que foi aprovado em plenário e reconhecido publicamente pela Uber como uma regulamentação moderna, que atendia às necessidades da empresa e da sociedade. Por questões políticas, acabou vetado noExecutivo, mas abriu espaço para uma regulamentação definitiva, que ocorreu pouco depois.

 

Dois anos depois da regulamentação do Uber em Vitória, hoje temos no mercado mais opções de transporte por aplicativo além do Uber: Vitória agora também conta com outras opções como o 99Pop, o 4Move e o FemmeDrive, exclusivo para mulheres.

 

Essa variedade tem sido boa não só para os consumidores, que aderiram aos aplicativos para chamar táxis e carros particulares, como também para quem quer ou precisa ser motorista. São mais oportunidades de renda sendo geradas em meio à crise econômica que o Brasil tem enfrentado.

 

Segundo o último levantamento do IBGE, o Brasil tinha 13 milhões de desempregados procurando trabalho em fevereiro deste ano e para driblar a crise e garantir comida na mesa, muitos estão dirigindo como alternativa de renda: só a Uber já conta com quase 10 mil motoristas cadastrados no Espírito Santo.

Max Da Mata (PSDB)

Data de Publicação: segunda-feira, 16 de julho de 2018

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria