O futebol como ferramenta de promoção da saúde

 

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol. Tradicionalmente, é o esporte preferido de crianças e adultos. A importância dele, porém, vai muito além do título: o futebol é uma ferramenta de promoção da saúde física e mental.

 

A sua prática mantém a forma e protege contra doenças associadas ao estilo de vida sedentário. Além disso, ele é capaz de reunir as pessoas de idades, credos e culturas diferentes. Durante, no mínimo 90 minutos, a maior preocupação de quem participa ou assiste ao jogo é ver o seu time campeão.

 

Nas comunidades, o futebol tem um apelo ainda maior. Desde cedo as crianças crescem com o sonho de se tornarem profissionais do esporte. Para alimentar esse sonho e, talvez, descobrir um grande talento, é tão importante que se criem opções para todos se divertirem e passarem mais tempo junto dos amigos.

 

Em Andorinhas, por exemplo, crianças de 7 a 16 anos podem participar do Projeto Sport Andorinhas, que é 100% gratuito e oferece aulas de futebol para os pequenos. Com os professores, eles aprendem a trabalhar em equipe e a jogar limpo desde cedo, participam de competições e desenvolvem suas habilidades.

 

Para os adultos, as “peladas”, ou seja, os jogos de futebol amadores, são os momentos de integração entre os moradores. Dia de jogo é sagrado: todo mundo corre para o campo para torcer pelo amigo ou familiar que vai jogar. Competições como a Copa da Paz, projeto de lei de minha autoria, tornam-se uma grande festa na comunidade. A edição de 2017 da competição reuniu 800 atletas de diversos bairros de Vitória.

 

Por esses e outros motivos o esporte é uma das minhas bandeiras. Proporcionar esses momentos tem um significado enorme para os moradores de comunidades. Por isso, iremos continuar nosso trabalho de promoção da saúde por meio dele e a fortalecer os pequenos times e equipes. 

 

Vereador Cleber Felix (PROG)

Data de Publicação: quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria