A Vitória dos próximos 10 anos

Chegou a hora da Câmara de Vitória discutir efetivamente o Projeto de Lei que institui o novo Plano Diretor Urbano (PDU) da capital, após rodadas de audiências públicas na cidade promovidas pelo Poder Executivo para construção da minuta encaminhada ao legislativo municipal. A principal pergunta que devemos fazer nos debates finais desta proposta é: qual a cidade que queremos para os próximos 10 anos?

 

Os locais para onde a cidade ainda pode crescer devem ser discutidos amplamente com a sociedade. A ocupação territorial precisa respeitar os bens históricos e naturais do seu entorno. Precisamos discutir soluções para demandas correntes. Cito os incômodos causados pelo “pó preto” e os gargalos da mobilidade urbana, a exemplo da proposta para ampliação da Avenida Serafim Derenzi na Grande Maruípe, que vai alterar todo o perfil da região.

 

Por isso, é interessante que o crescimento horizontal ou vertical se atente também às afetividades existentes no espaço urbano. A memória é essencial para sabermos quais são as nossas bases e vislumbrarmos o futuro.

 

Desde 2013, com a queda brusca e brutal do ICMS proveniente de royalties de Petróleo e o fim do Fundap, a administração do município contabilizou uma perda estimada de aproximadamente R$ 1 bilhão em quatro anos. Valor muito próximo ao orçamento de um ano inteiro.

 

Um novo tipo de indústria deve ser incentivado. A indústria limpa das ideias, turismo e cultura são caminhos para se reaver o poderio de investimento. Temos potenciais que precisam de mais estrutura, preparo e dialogo dos setores para serem explorados. Vemos a luz em ações como a volta dos transatlânticos, os voos internacionais e a criação de um parque tecnológico, além da criação de novos símbolos turísticos para a capital incluindo o ônibus city tour e o destaque nacional que ganhou a visitação às baleias jubartes.

 

A sociedade pode aproveitar a fase final de discussão do PDU para desenhar uma cidade diferente da planta que vemos hoje, com o olhar fixado no horizonte, mas com respeito ao meio ambiente e bem-estar da população.

Vereador Leonil Dias (PPS)

 

Data de Publicação: segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria