A importância do banco de leite materno

No ano em que o Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar (HPM) completa 26 anos de funcionamento, é importante e significativo registrar a data. Desde 1989, quando a primeira doadora, Leila Dela Fuente, iniciou a doação até hoje, muitas famílias foram atendidas independente de classe social. Um ato de solidariedade que beneficia quem recebe e enobrece quem doa.

 

Desnecessário listar aqui os incontáveis benefícios que o chamado “alimento completo” traz. Basta dizer que até os primeiros seis meses de vida, o bebê não necessita de mais nada a não ser o leite do peito da mãe para viver e se desenvolver com saúde. São carboidratos, proteínas, gorduras, água, ácidos graxos e outros nutrientes que garantem proteção contra infecções e formam a imunidade.

 

O Banco de Leite Humano do HPM está capacitado para receber, orientar e dar todo o suporte necessário às mães que não estão conseguindo amamentar, ou àquelas que pretendem saber se podem se tornar doadoras. No caso de querer doar, uma equipe especializada faz a avaliação das mulheres com possível excedente de leite, e, diante da aceitação delas, dá início à coleta e as capacita para exercerem a função posteriormente. Elas recebem os recipientes apropriados e levam para casa, e a partir daí essa relação de amor se estabelece, sendo que é a equipe do HPM que vai até as residências apanhar a produção.

 

Já no caso das mães que não conseguem amamentar os bebês, os profissionais do HPM transmitem técnicas e informações valiosas, que muitas vezes são suficientes para que a produção de leite materno aumente consideravelmente. Quando se verifica que a mulher de fato não tem produção, ou produz abaixo do necessário ao bebê (isso se dá por inúmeros fatores), ela passa a integrar a lista das beneficiárias.

 

Essa relação é extremamente importante numa sociedade em que os valores estão definidos num sistema de posse e troca de bens por dinheiro. O leite materno é então a moeda revolucionária que equilibra a noção de valores da sociedade, promovendo a “circulação” gratuita de um bem de enorme valor, numa relação de troca de afeto, ternura, generosidade e amor.

 

Parabéns ao HPM pelos 26 anos de existência do Banco de Leite Humano. Uma atitude pioneira que ficou para a história como um marco na busca pela universalização do maior bem da humanidade, que é a vida, e vida em harmonia e confraternização.

 

Também vale lembrar que atualmente existem 7 bancos de leite humano no Espírito Santo, porém todos atuam com baixos estoques, e no HPM não é diferente. Ainda não é possível atender a 100% dos recém-nascidos nas Utins que precisam do leite, o que reforça a necessidade de conscientização constante para buscar suprir a demanda. Que essa “moeda” siga em alta no coração de quem doa e de quem recebe.

Data de Publicação: quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria