Alternativas para a mobilidade urbana

A mobilidade urbana não é apenas um desafio para a nossa capital, mas também para grandes centros urbanos de todo o Brasil e do mundo. A movimentação de pessoas, em busca de oportunidades de qualificação, qualidade de vida e empregos, provoca nas regiões metropolitanas e grandes capitais uma grande concentração populacional. Com a nossa capital, Vitória, não é diferente.

 

Muitas pessoas que moram em outros municípios da Grande Vitória, têm em Vitória o seu local de trabalho e estudos, entre outros compromissos, aumentando ainda mais o ir e vir na capital Capixaba. Nos últimos dez anos a frota de veículos do Espírito Santo cresceu 10% ao ano, um valor acima da média do país, que é de 7%. E grande parte dessa frota circula por Vitória. Com essa realidade, em horários de pico, algumas das nossas ruas e avenidas ficam com o trânsito complicado devido ao aumento das frotas de carros.

 

Hoje a Grande Vitória, especialmente o nosso município, vem trabalhando para melhorar a mobilidade urbana. Construindo ciclovias de ponto a ponto da cidade e estimulando o uso de bicicletas ao invés do automóvel que, além de ajudar no fim dos congestionamentos, também colabora com a redução da poluição do ambiente.

 

Projetos de BRT, que consiste em um sistema de transporte inteligente, por meio de corredores exclusivos junto ao canteiro central, estão sendo estudados em conjunto com o Governo Estadual, para serem implantados. O BRT agiliza a locomoção, incentivando a população a deixar seus veículos em casa e utilizar o transporte público.

 

Todo o poder público deve criar e melhorar as alternativas de transporte, seja aumentando e renovando as frotas de ônibus, criando e conservando ciclovias, elaborando campanhas educativas que incentivem a população a andar de ônibus, ou, se for de carro, que deem carona e não fique apenas uma pessoa por veiculo, ajudando na redução de veículos nas ruas. Com essas atitudes, conseguiremos melhorar a nossa mobilidade urbana e até mesmo o nosso meio ambiente.

 

Rogerinho Pinheiro (PHS)

 

Data de Publicação: sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria