Carroças banidas das ruas de Vitória

Depois de quase dois anos de luta estamos próximos de ver concretizado o sonho de proibir a circulação de carroças puxadas por animais em nossa querida capital, Vitória.

 

A aprovação da Lei 8678, de nossa autoria, representa um marco histórico para a capital, incluindo a cidade no grupo dos municípios que baniram esse instrumento medieval de transporte de suas ruas.

 

Mais que isso. Por meio de muita conversa e ponderações conseguimos junto à Prefeitura de Vitória a implementação de uma política pública de inclusão dos carroceiros, reciclando e qualificando a mão de obra desses trabalhadores. A princípio, a ideia é fornecer uma ajuda de custo para que os carroceiros possam passar por cursos profissionalizantes até conseguirem ingressar no mercado de trabalho.

 

Já os animais doentes e cansados que forem recolhidos pela Prefeitura serão tratados e integrados a programas terapêuticos que envolvam crianças e adolescentes na Grande Vitória. O objetivo é coibir os maus tratos e dar mais dignidade aos animais, além de ampliar a oferta de vagas para a equoterapia, comprovadamente uma técnica de tratamento médico envolvendo pessoas e animais.

 

Além de acabar com o sofrimento dos animais, qualificar os trabalhadores e ainda possibilitar tratamento terapêutico aos jovens, a lei proibindo o uso de carroças por tração animal deixará o trânsito da capital mais seguro, evitando a circulação dos carroceiros por vias movimentadas.

 

Outro benefício da lei é a destinação correta do entulho recolhido pelos carroceiros. Hoje, toneladas de lixo e escombros de construção são lançados em terrenos baldios, nas areias da praia e até mesmo no meio da rua. Com a aprovação da lei, todo esse material agora terá uma destinação correta e com fiscalização.

 

Aguardamos a Prefeitura cumprir o seu papel e fazer valer essa lei que  beneficia o cidadão da capital e resgata décadas de descaso com os animais que, ao nosso entender, não foram feitos para cumprir longas e pesadas jornadas de trabalho sob sol quente e a violência do chicote.

 

Vereador Luiz Emanuel (PSDB)

 

Data de Publicação: segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria