Estacionamento rotativo: mais eficiência ambiental e organização da cidade

mobilidade urbana é hoje um dos principais desafios das grandes cidades brasileiras e, consequentemente, também de nossa Capital. No próximo dia 17 começa a cobrança do estacionamento rotativo na Praia do Canto, Santa Lúcia e no Centro, em um total de 2.999 vagas.

 

Esta é uma grande vitória para moradores, comerciantes e todos que lutaram para estabelecer, nestas regiões, uma política de mobilidade urbana mais eficiente do ponto de vista ambiental e democrática na organização da cidade.

 

Outro ponto importante e que merece nossa atenção é que este sistema pode contribuir com a redução da violência, pois integrará a empresa que opera o rotativo ao da central videomonitoramento de Vitória. 

 

A temática já vem sendo discutida desde 2009, quando promovemos a primeira audiência pública, coincidentemente também no dia 17 novembro daquele ano. Na oportunidade, o secretário de Transporte e Trânsito de Vitória apresentou o projeto piloto de "Estacionamento Rotativo", que hoje se torna realidade.

 

Após este evento, estivemos presentes, também, em diversas reuniões para viabilizar a efetiva implantação do sistema, que atualmente se apresenta como uma medida importante para solucionar os gargalos no trânsito.

 

Lembrando, ainda, que a adoção de medidas paralelas, como a melhoria do estado das calçadas e a intensificação da fiscalização da prefeitura, proporcionarão condições para que as pessoas possam circular com outros meios de locomoção, o que irá, também, aperfeiçoar a mobilidade urbana nestas regiões e em toda cidade.

 

Serjão Magalhães (PSB)

Data de Publicação: sexta-feira, 07 de novembro de 2014

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria