Proibição do uso do cerol e materiais cortantes em pipa e artigos do gênero

Proibição do uso do cerol e materiais cortantes em pipa e artigos do gênero

 

Foi sancionada a Lei 8.670/2014, de minha autoria, que proíbe o uso de cerol ou de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas, de papagaios, de pandorgas e de semelhantes artefatos lúdicos, para recreação ou com finalidade publicitária.

O que motivou a propositura do Projeto foi um sentimento de proteção e comoção para com as vítimas e seus familiares. Isso porque, frequentemente nos deparamos com casos em que pessoas sofrem lesões graves, podendo até mesmo levar a óbito, em decorrência da prática indiscriminada de “brincadeiras” envolvendo o cerol.

Uma brincadeira que acoberta um grande mal. As maiores vítimas são os motoboys, que em sua labuta diária ficam vulneráveis aos riscos inerentes à própria profissão, todavia, há de se destacar que qualquer cidadão é uma vítima em potencial do uso do cerol.

Salienta-se ainda que esta Lei visa complementar a legislação vigente no Município de Vitória, que proíbe a comercialização do cerol (Lei 4.877/1999), mas não abordava a confecção artesanal e utilização do cerol em linhas de pipas e semelhantes. O descumprimento acarretará uma multa de R$ 100,00 por cada conjunto de material apreendido. Sendo o infrator menor, a penalidade será aplicada aos pais ou responsáveis.

Busca-se com esta medida trazer mais segurança para as ruas, afinal, não podemos admitir que uma simples e ingênua brincadeira se transforme em motivo de dor e sofrimento para diversas famílias, em decorrência da irresponsabilidade de outros, que adquirem o produto (cerol e derivados) no comércio paralelo, haja vista que a Lei nº 4.877,  de 27 de abril de 1999, já proíbe a comercialização destes produtos no Município de Vitória, e os utilizam indiscriminadamente.

Este é o foco e a luta deste Vereador, cuidar das famílias e dos cidadãos que residem no Município de Vitória, estando sempre na busca incessante de melhores condições para o desenvolvimento da Cidade.

Data de Publicação: terça-feira, 09 de setembro de 2014

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria