Casos de abuso sexual infantil explodem em Vitória

Este ano acolhi como bandeira de defesa do meu mandato o trabalho de alertar e combater o abuso sexual infantil. Depois de realizar duas Audiências Públicas aqui na Câmara sobre o assunto e conversar com quem está trabalhando nessa frente, entendi que precisava fazer algo sobre o assunto.

 

E nos primeiros passos que dei nesta área resolvi buscar junto à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) os registros dos casos de abuso sexual. E os números são espantosos. Em todo ano de 2013, foram nada menos que 284 casos de abuso contra crianças e adolescentes em toda a cidade. Já em 2014, só de janeiro a maio já foram contabilizados 246 casos.

 

Vemos que houve uma explosão nos números. Isso precisa ser analisado. É necessário avaliar quais foram os motivos deste aumento exponencial em apenas cinco meses. A que fenômeno isso pode estar ligado.

 

Estes dados me assustaram e estão provocando uma atitude para gerar mudanças. Tenho me reunido semanalmente com o Fórum de Enfrentamento ao Abuso Sexual, além de apresentar o problema também para pastores e lideranças comunitárias. Nestes encontros tenho levado um mapa do abuso sexual, onde estão indicados os números referentes a cada regional da cidade.

 

Abaixo você pode conferir os dados fornecidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que recebem as denúncias de vários bairros de Vitória.

 

Números do abuso sexual infantil:

Janeiro a maio de 2014

Creas Maruípe - 54

Creas Bento Ferreira - 92

Creas Centro - 100

Total: 246

Ano de 2013

Creas Maruípe - 69

Creas de Bento Ferreira – 119

Creas Centro - 100

Data de Publicação: quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria