Câmara de Vitória aprova Projeto de Lei que institui a corrida "Zumbi dos Palmares"

A Câmara Municipal de Vitória (CMV) aprovou, nesta quarta-feira (10/06), em reunião remota, o Projeto de Lei (PL) nº 247/2019, de autoria dos vereadores Wanderson Marinho (PHS) e Roberto Martins (REDE), que altera o Anexo I da Lei n°. 9.3994, que trata do Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas de Vitória, e institui a corrida "Zumbi dos Palmares", a ser realizada para promover mais uma reflexão sobre a questão racial em Vitória, na data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

A iniciativa do vereador Wanderson Marinho, autor inicial do Projeto de Lei, ao qual se juntou o vereador Roberto Martins, é promover, por meio da corrida "Zumbi dos Palmares", uma atividade que propicie uma reflexão sobre a questão racial na cidade de Vitória, onde a questão ainda prejudica muito socialmente a população da raça negra, já que o longo período de escravidão no Brasil, por mais de 300 anos, causou uma profunda desigualdade econômica e gerou no país uma grande dívida com os cidadãos. "O racismo também é um mecanismo para inferiorizar os moradores dos bairros periféricos. E se reflete nas dificuldades que as pessoas pretas têm hoje em dia para conseguir uma ascensão social", ressaltou o vereador. "A aprovação dessa lei soma um pouco mais de esforços na luta contra o racismo velado que persiste até hoje".

Participaram da sessão remota os seguintes parlamentares: Cleber Felix (DEM), Dalto Neves (PDT), Davi Esmael (PSD), Denninho Silva (Cidadania), Leonil (Cidadania), Luiz Emanuel (Cidadania), Luiz Paulo Amorim (PV), Max da Mata (Avante), Mazinho dos Anjos (PSD), Nathan Medeiros (PSB), Neuzinha de Oliveira (PSDB), Roberto Martins (REDE), Vinicius Simões (Cidadania), e Wanderson Marinho (PHS).

Confira as matérias apreciadas:

01 -Processo n°. 11638/2019 – Projeto de Lei: 247/2019
Ementa: “Altera o Anexo I da Lei n°. 9.3994 - Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas de Vitória, instituindo a corrida "Zumbi dos Palmares" em Comemoração ao Dia da Conciência Negra.
Autor: Vereadores Wanderson Marinho e Roberto Martins
Comissão de Constituição e Justiça – PELA CONSTITUCIONALIDADE E LEGALIDADE DA MATÉRIA
APROVADO

Texto: Mágda Carvalho