Câmara Municipal de Vitória suspende atividades por tempo indeterminado

As medidas de prevenção e enfrentamento à propagação do novo coronavírus, Covid-19, serão intensificadas na Câmara Municipal de Vitória (CMV), dessa forma fica estabelecido suspensão das atividades da CMV por tempo indeterminado, enquanto durar o Estado de Emergência no âmbito do Estado do Espírito Santo, por meio do Decreto Estadual nº 4593 - R, de 13 de março de 2020.

De acordo com o Ato 49/2020, publicado nesta tarde de sexta-feira (20/03), as atividades poderão ocorrer, excepcionalmente, despachos e atos por parte da Presidência, da Direção Geral, da Secretaria Geral da Mesa e da Procuradoria Geral, visando a manutenção e funcionamento da Câmara e a continuidade dos serviços. Além disso, outros departamentos, deverão adotar medidas administrativas necessárias para a manutenção, apenas, de setores essenciais ao funcionamento da Câmara, mediante adoção de regimes alternativos de trabalho, incluindo o teletrabalho.

A Presidência desta Casa de Leis reconhece a necessidade do isolamento no âmbito municipal a fim de garantir a saúde e segurança dos vereadores, servidores, terceirizados , estagiários e visitantes,  e, de igual forma, de seus amigos e familiares. O vereador e presidente Cleber Felix (DEM) destaca ainda a importância de respeitar e cumprir a quarentena com resposabilidade. "É momento de termos empatia e sermos solidários. Uma situação difícil, mas que com a ajuda e paciência vamos combater essa pandemia que tem tirado o sono", disse.

SOBRE O CORONAVÍRUS

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução). O vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus teve os primeiros casos registrados na China. Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situaçōes, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO:

-Espirro
-Tosse
-Catarro
-Gotículas de saliva
-Contato próximo, como aperto de mão
-Contato com objetivos ou superfícies contaminadas

SINTOMAS:

-Febre
-Tosse
-Dificuldade para respirar
-Cansaço
-Dores
-Congestão nasal
-Dor de garganta
-Diarreia

PREVINA-SE!

-Cuidados, diante de casos suspeitos, são semelhantes aos adotados para evitar gripe:
-Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse.
-Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar.
-Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%.
-Ao tossir e espirrar cubra a boca e o nariz usando o braço ou lenço descartável.

MÁSCARAS

No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

ATENDIMENTO À IMPRENSA DURANTE A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES

Demandas devem ser encaminhadas para o e-mail: cmv.dec@gmail.com