CMV adota medidas para evitar propagação do coronavírus

A Câmara Municipal de Vitória (CMV), por meio do presidente e vereador Cleber Felix (DEM) publicou, nesta terça-feira (17), no Diário Oficial do Poder Legislativo, o Ato 48/2020 que amplia as medidas do Legislativo Municipal para prevenir a propagação do novo coronavírus.  De acordo com o texto, que pode ser acessado aqui, ficam suspensas todas as atividades legislativas, tais como sessões ordinárias, comissões, audiências públicas, sessões solenes, por um prazo de 15 dias, começando a valer a partir desta terça (17) até o dia 1º de abril de 2020 (inclusive), ou até decisão contrária da Presidência, podendo ser prorrogado conforme conveniência da Presidência desta Casa.

Durante o período a CMV funcionará, excepcionalmente, em horário especial, das 12 até às 18 horas. As dependências da CMV ficarão restritas aos vereadores, servidores e terceirizados imprescindíveis à manutenção de serviços essenciais, sendo vedada a circulação da população nas suas dependências. O acesso aos gabinetes parlamentares fica restrito a, no máximo, 02 (dois) servidores concomitantemente, facultada a cada vereador a possibilidade de fechamento do setor durante o período.

A decisão determina ainda que estagiários serão dispensados sem prejuízo do recebimento da respectiva bolsa. Além disso, servidores com mais de 60 anos, os asmáticos, diabéticos, hipertensos, que tenham disfunção renal crônica, que tenham doença respiratória crônica, gestantes e lactantes e servidores com sintomas similares aos da gripe e que tenham tido contato com pessoa potencialmente contaminada pelo coronavírus (COVID-19) serão dispensados também.

Vale ressaltar que os servidores dispensados na forma deste Ato deverão adotar as medidas necessárias para prevenção à infecção e propagação do coronavírus (COVID-19), sob pena de responderem a processo administrativo disciplinar, em virtude da vinculação ao objetivo da dispensa, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

Aos servidores que executarem as atividades nos prédios da CMV (Edifício Paulo Pereira Gomes e Atílio Vivácqua) a recomendação é que trabalhem em ambiente ventilado, portanto, as janelas ficarão abertas e o ar condicionado desligado.

Cabe informar também que não houve nenhuma ocorrência de contaminação no quadro de vereadores, servidores, estagiários e terceirizados.

RESUMO DAS MEDIDAS

- Suspensão de todas as atividades legislativas (Sessões ordinárias e solenes, comissões, audiências públicas);

Facultado funcionamento de gabinetes parlamentares. Se o vereador optar pelo funcionamento do gabinete, deverá haver redução do número de servidores, limitado a dois;

- Horário de expediente das 12 às 18 horas;

- Hoje a CMV possui em seu quadro 23 servidores acima de 60 anos.

SOBRE O CORONAVÍRUS

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução). O vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus teve os primeiros casos registrados na China. Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situaçōes, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO:

-Espirro
-Tosse
-Catarro
-Gotículas de saliva
-Contato próximo, como aperto de mão
-Contato com objetivos ou superfícies contaminadas

SINTOMAS:

-Febre
-Tosse
-Dificuldade para respirar
-Cansaço
-Dores
-Congestão nasal
-Dor de garganta
-Diarreia

PREVINA-SE!

-Cuidados, diante de casos suspeitos, são semelhantes aos adotados para evitar gripe:
-Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse.
-Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar.
-Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%.
-Ao tossir e espirrar cubra a boca e o nariz usando o braço ou lenço descartável.

MÁSCARAS

No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

Texto: Nadine Alves
Arte: Fernanda Oliveira Biazatti