Alunos visitam a Câmara de Vitoria

As turmas do Caminhando Juntos (Cajun) de Engenharia/Itararé e Santo André visitaram a Câmara Municipal de Vitória (CMV), nesta terça-feira (26/11), para conhecer o Legislativo Municipal e o trabalho dos vereadores. Eles foram recebidos pelos vereadores Cleber Felix (Prog) e Luiz Paulo Amorim (PV).

Alguns alunos foram escolhidos para participar de uma simulação de votação de Mesa Diretora. Foram eleitas as alunas Mariana Gama (presidente), Nathally Almeida (1ª Secretaria) e Clara Alves (2ª Secretaria). Para Nathally, a oportunidade de conhecer a Câmara é “maravilhosa, pois podemos fazer nossas perguntas diretamente para o vereador”.

Os alunos estavam acompanhados pela assistente social Lorena Fortunato e pelo auxiliar Jhonatan Siqueira.

O presidente da Câmara, vereador Cleber Felix (PP) afirmou que dar voz às crianças é muito importante. “Elas farão nosso futuro e são nosso presente. Os órgãos públicos devem dar atenção e investir nas crianças. A Câmara é o local onde elas e seus pais devem vir para cobrar. É aqui que tem que ser relatado o que falta no seu Cajun”, disse.

Para o vereador Luiz Paulo Amorim (PV) concorda. “É importante a presença de vocês. Vocês fizeram uma votação e sabem que numa democracia estamos elegendo alguém para nos representar. E temos que acompanhar o trabalho dessa pessoa. Quando votamos, estamos dando um cheque em branco e temos que cobrar o bom trabalho. É importante ter essa consciência e eleger alguém que seja comprometido com a comunidade”, afirmou.

Os alunos assistiram a uma apresentação sobre o trabalho dos vereadores e o papel do Legislativo no município. Então eles relataram, com os representantes dos Cajuns, algumas deficiências do serviço de convivência como falta de material didático e dificuldade de transporte.

Os vereadores Cleber e Luiz Paulo se colocaram à disposição para visitar pessoalmente os Cajuns e levar as demandas à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Texto: Fátima Pittella

Fotos: Rhuan Alvarenga