Diretor da Cesan fala sobre esgotos de Vitória na Comissão do Meio Ambiente

A comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Vitória (CMV) recebeu o Diretor de Engenharia e Meio Ambiente da CESAN, Thiago José Gonçalves Furtado nesta quinta-feira (07/11) para falar sobre os investimentos do sistema de esgotamento sanitário do Município.

O diretor contou a história da empresa que hoje atende a 68% dos municípios do Espírito Santo e a 78% da população capixaba, com uma cobertura de água de 99,6% e 66,1% de esgoto.

Os recursos previstos para investimento nos sistemas de abastecimento de água é de R$ 200 milhões e R$ 130 milhões para o sistema de esgotamento sanitário.

O diretor relacionou alguns dos investimentos a serem realizados até 2024. Dentre eles estão previstas as conclusões do sistema de esgoto das poligonais 1, 2, 3, 7, 8, 9, 10 e 12.

“A Cesan é uma empresa do povo capixaba e com isso consegue ter uma tarifa justa, porque não visa o lucro e consegue arrecadar para manter os investimentos”, afirmou.

Ele lembrou que a empresa dá uma redução de até 60% na conta de água, se o cidadão atende a certos critérios.

Diversos líderes comunitários se manifestaram, questionando principalmente a questão da vazão do esgoto que transborda durante as chuvas e a ampliação da rede de esgotamento.

O vereador Luiz Paulo Amorim garantiu cobrar da Cesan a solução dos problemas.

O Diretor esclareceu que os esgotos transbordam quando a rede pluvial despeja na rede de esgotamento. “Isso diminui a eficácia da rede de esgotamento”, afirmou.

Estiveram presentes os vereadores: Luiz Paulo Amorim (PV), Dalto Neves (PDT), Roberto Martins (PTB) e Davi Esmael (PSB). A próxima reunião da Comissão será dia 5/12, às 14h30.

Confira o que foi apreciado:

PROJETO DE LEI
01-Processo: 10216/2018 - Projeto de Lei: 5060/2018

Autor: Vereador Roberto Martins
Ementa: Altera a Lei n° 8121, de 25 de maio de 2011, a fim de estabelecer critérios para a circulação e a permanência de animais domésticos nas praias dos Município de Vitória, e dá outras providências.
Relator: Vereadora Virgínia/Waguinho Ito
Parecer do relator: Pela Rejeição da matéria.
PEDIDO DE VISTA

Texto: Fátima Pittella