Vereadores aprovam Projeto sobre Comenda Dra. Dirce Celestino Rocha

Em Sessão Ordinária desta terça-feira (05/11), os parlamentares da Câmara Municipal de Vitória (CMV), aprovaram o Projeto de Resolução nº 25/2019, de autoria do vereador Roberto Martins (PTB), que cria a Comenda Dra. Dirce Celestino Rocha, que será concedida a mulheres negras que tenham se destacado na luta pela afirmação de direitos. 

A sessão contou com a presença do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), Edivaldo Teixeira da Silveira, e representantes do Carnaval de Vitória. Edivaldo deu início a sua fala apresentando o impacto do Carnaval para o movimento econômico do Estado. "A Prefeitura de Vitória repassa para as escolas de Samba apenas 75% do que era repassado há 4 anos. O dinheiro é destinado para pagamento de compositores, corpo de jurados e pagamento para as escolas campeãs. Essa verba é exclusiva para isso", pontuou. 

“O debate é importante, pois falta gestão para gerir de forma competente um festa tão importante para a cultura do Estado. É um caminho para a gente unir forças, vereadores, ligas, Prefeitura, para que possamos dar independência às escolas”, disse o vereador Mazinho dos Anjos.

A vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB) falou sobre a importância do samba para o desenvolvimento do Estado. “Quando comecei a participar mais de perto do Carnaval Capixaba eu percebi que para aquela apresentação anual há muito trabalho e educação por trás. É um evento importantíssimo não só para Vitória, mas para todo o Espírito Santo”, destacou a vereadora.

O vereador Davi Esmael (PTB), ressaltou que a crítica que está fazendo é sobre o uso do dinheiro público para a realização do Carnaval de Vitória. "A questão é: Como os recursos são repassados para o evento. É um evento fechado, não público, que recebe recursos públicos. É o nosso papel fiscalizar e abrir o debate para a sociedade", frisou Davi. 

Estiveram presentes os vereadores: Amaral (PHS), Cleber Felix (PP), Dalto Neves (PTB), Davi Esmael (PSB), Denninho Silva (Cidadania), Leonil (Cidadania), Luiz Paulo Amorim (PV), Max da Mata (Licenciado - PSDB), Mazinho dos Anjos (Licenciado - PSD), Neuzinha de Oliveira (PSDB), Roberto Martins (PTB), Sandro Parrini (PDT), Vinicius Simões (Cidadania), Waguinho Ito (Cidadania) e Wanderson Marinho (PSC).

ORDEM DO DIA 

01 - Projeto de Lei nº 142/2018
Inclui o art.1-A e incisos à Lei 8.615 de 2014 e da outras providências.
Autor: Vereador Leonil 
Comissão de Constituição e Justiça – PELA CONSTITUCIONALIDADE E LEGALIDADE
Comissão de Defesa do Consumidor e Fiscalização de Leis – PELA APROVAÇÃ0
Comissão de Educação – PELA APROVAÇÃO
APROVADO

 

02 - Projeto de Resolução nº 25/2019
Altera o Art. 1°, inciso I da Resolução n.1.912, de 20 de maio de 2013, instituindo a Comenda Dra. Dirce Celestino Rocha.
Autor: Vereador Roberto Martins 
Comissão de Constituição e Justiça – PELA CONSTITUCIONALIDADE E LEGALIDADE
Comissão de Direitos Humanos e Cidadania – PELA APROVAÇAO
Comissão de Promoção dos Direitos das Mulheres – PELA APROVAÇÃO
APROVADO

Texto: Nadine Alves
Fotos: Mariana Duarte 

#pracegover
Departamento de Comunicação:
Diretora: Nadine Alves
Jornalistas: Mágda Carvalho e Fátima Pittella
Fotógrafo: Rhuan Alvarenga e Mariana Duarte
(27) 3334-4650
cmv.dec@gmail.com
www.cmv.es.gov.br/
www.facebook.com/camaradevitoria
https://www.instagram.com/camaramunicipaldevitoria
https://www.twitter.com

 

Data de Publicação: terça-feira, 05 de novembro de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria