e-Social é tema de reunião da Comissão de Desburocratização e Empreendedorismo

A reunião da Comissão de Desburocratização e Empreendedorismo, presidida pelo vereador Mazinho dos Anjos (PSD), realizada nesta segunda-feira (12/08), na Câmara Municipal de Vitória (CMV), teve como pauta dialogar sobre o “Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial”.

Para compor a mesa os vereadores Mazinho dos Anjos, Davi Esmael (PSB), Sandro Parrini (PDT), e a consultora e especialista em Gestão Empresarial, Mara Stocco.

Mara Stoco explicou que as mudanças no modelo de gestão brasileira vem passando por grandes e constantes transformações, mas que a aplicação do e-Social vem como lei e que deve ser aplicada pelos gestores. "Agora não é mais uma formalidade, é uma regra que precisa ser cumprida. Muitos empresários têm medo, mas o programa vem para dar mais segurança para ele e para o seu funcionário. É um programa que consolida e unifica as informações da empresa", reforçou Mara. 

"O e-Social veio para ficar, um investimento grande do Governo Federal, aproximadamente cem milhões de reais. Uma realidade que está sendo implantada e que no início pode ser até ser difícil, mas a ferramenta busca desburocratizar, com ela a esperança é reduzir os custos da empresa ao centralizar as informações", completou o vereador Mazinho dos Anjos. 

"O desafio do empresário em Vitória é fazer com que o seu trabalho encontre caminhos facilitadores para empreender", disse o vereador Davi Esmael.  

 

Conheça o e-Social
O Decreto nº 8373/2014 instituiu o
Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

Texto e fotos: Nadine Alves 


 

Data de Publicação: segunda-feira, 12 de agosto de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria