Audiência Pública para homenagear os catadores de materiais recicláveis

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis, a Câmara Municipal de Vitória (CMV), por meio do vereador Luiz Paulo Amorim (PV), realizou nesta sexta-feira (07/06), a Audiência Pública “O papel do catador de material reciclável como educador ambiental”.

Para compor a mesa: o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo; coordenadora do Movimento dos Catadores de Material Reciclável, Maria do Carmo; o subsecretário executivo da Central de Serviços, Weverton Moraes; a diretora da Associação Ateliê de Ideias, Leonora Mol; o presidente da Amariv, Lucio Heleno Santos; a associada da Ascamare, Amanda Paula Cabral; e o presidente da Amarv, Maria Aparecida da Silva Pereira.

O vereador Luiz Paulo Amorim ressaltou a importância da categoria. “Quero iniciar agradecendo e reconhecendo o papel fundamental do catador em nossa cidade. São profissionais que contribuem de forma significativa para a cadeia produtiva e econômica, lembrou o parlamentar.

O presidente da Amariv, Lucio Heleno Santos, ressaltou a importância dos profissionais. “Nós catadores que sabemos como os materiais devem chegar na estação de coleta. Sabemos o que pode e não pode misturar na hora de mandar para a reciclagem”, disse Lucio.

A associada da Ascamare, Amanda Paula Cabral Falou do papel do catador reciclável para o meio ambiente. “Tenho um pouco mais de 1 ano na associação de reciclagem. Quando passava e via, achava que era um monte de lixo. Mas hoje trabalhando eu vejo que as pessoas ali dentro são dignas e contribuem muito para a sociedade. Uma associação hoje desempenha uma extrema importância para o equilíbrio do ecossistema”, pontuou Amanda.

Em seguida a presidente da Amarv, Maria Aparecida da Silva Pereira, recordou das outras vezes que esteve presente na casa para defender os direitos e a profissão dos catadores. “O catador precisa do reconhecimento, é igual a qualquer outra profissão. Contribui para a organização na sociedade. O catador é o ator que separa tudo e coloca tudo no seu devido lugar”, defendeu ela.

Maria do Carmo Felipe, coordenadora do Movimento dos Catadores de Material Reciclável de Vitória parabenizou todos os presentes pedindo que ficassem de pé para receber os agradecimentos. “Hoje eu vejo o que está acontecendo com o nosso meio ambiente, poluição, efeito estufa e fico vendo o quão importante é o nosso trabalho” mencionou.

Apresentou o trabalho desenvolvido pela Associação Atêlie de Ideias, Leonora Mol, como, por exemplo, cursos de capacitações ambientais, coletas seletivas, e mobilizar e incluir catadores autônomos colaborando para a segurança do trabalho desempenhado por eles.

O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo reforçou a relevância da data comemorativa. “As pessoas questionam o motivo da existência dos Direitos Humanos. Vemos pessoas que não sabem dos Direitos Humanos, mas falam do assunto, entretanto não se preocupam com os direitos dos catadores de materiais recicláveis”, finalizou o secretário.

Texto: Nadine Alves
Fotos: Mariana Duarte