Secretário de obras esclarece paralisação da construção da CMEI Paulo Freire na Câmara de Vitória

O prefeito em exercício e Secretário Municipal de Obras e Habitação (Semob), Sérgio Sá, compareceu à Câmara Municipal de Vitória nesta quinta-feira, (06/06), para esclarecer questionamentos encaminhados pela Comissão de Obras e Serviços, presidida pelo vereador Mazinho dos Anjos (PSD), em função de críticas recebidas pelo advogado Hygoor Jorge, da Construtora Thiell, responsável pela construção da CMEI Paulo Freire, que está paralisada. “O processo da obra se encontra na Secretaria Municipal de Educação (Seme), com fundamentação técnica embasada indicando para uma recisão unilateral de contrato, em função do mau desempenho da empresa queixosa”, informou Sérgio Sá.

Todas as críticas levantadas pelo advogado Hygoor Jorge foram refutadas por Sérgio Sá, incluindo as alegadas ameaças de morte sofridas pelo advogado. “Eu até pedi que ele viesse aqui esclarecer essas denúncias, mas ele não nos deu mais informações, e acho que foi infeliz em suas colocações. Para nossa tranquilidade, nós, da Semob e da Seme, pedimos uma auditoria interna para que todos os fatos sobre esse processo sejam devidamente esclarecidos”. Sérgio Sá ressaltou também que há reiteradas queixas contra a referida empresa, que o problema nunca foi orçamentário, e acrescentou que, se não houver acordo, haverá a recisão, e a seguinte contratação da segunda colocada na licitação, pelo mesmo preço. Se não houver acordo, e for preciso, haverá uma nova licitação. “A nossa preocupação é com as centenas de alunos de Inhanguetá que precisam e aguardam a CMEI Paulo Freire”, lamentou o representante da Prefeitua Municipal de Vitória (PMV).

O vereador Mazinho dos Anjos agradeceu as explicações do secretário de Obras e prefeito interino, que também fez um relato técnico detalhado dos problemas enfrentados com a construção desde 2017, que levaram à paralisação da obra, e responsabilizou a Construtora Thiell por inúmeras falhas que causaram a interrupção dos trabalhos. Diante dos fatos, e em função das dúvidas de vários vereadores, o vereador Davi Esmael (PSB) sugeriu que o processo fosse encaminhado ao Conselho Regional de Arquitetura (CREA) para obtenção de ajuda técnica, e o tema deverá voltar à pauta na próxima reunião da Comissão de Obras e Serviços, da qual ele é membro.

Também estiveram presentes os vereadores Cleber Felix (PP), Denninho Silva (PPS) e Dalto neves (PTB).

Texto: Mágda Carvalho e Fátima Pittella

Foto: Mariana Duarte