Governo do ES anuncia 25 mil vagas para emissão da CNH social até 2022

O Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detan-ES) e o governo estadual anunciaram nesta semana a criação de 25 mil vagas para emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social, até o ano 2022. Segundo o anúncio, feito durante uma coletiva de imprensa, 5% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiências físicas. Este ano serão entregues cinco mil CNH's sociais. O objetivo do programa é dar oportunidade aos cidadãos de baixa renda, até mesmo como incentivo profissionalizante.

De acordo com o Detran, as inscrições para o programa estão disponíveis até 15/05, e o resultado será divulgado no dia 20/05. O programa social possibilitará o acesso gratuito de pessoas de baixa renda à obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e mudança de categoria C (caminhão com até 6 mil Kg), D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

No último processo, 3 mil candidatos deram entrada na CNH Social, mas apenas 803 carteiras foram entregues. Por este motivo, o novo processo teve mudanças, e os candidatos que não cumprirem as etapas serão desclassificados. A medida que candidatos deixarem o processo, outros serão selecionados para preencherem as vagas. O governador Renato Casagrande, que participou do evento, afirmou que "o programa cumpre um papel importante nos âmbitos social e econômico". Casagrande anunciou também medidas de digitalização dos documentos do Detran que facilitarão no cadastro e emissão das CNH's e de outros documentos. "Cada secretaria do Estado terá que montar seu núcleo, para começar a fazer os procedimentos, para que a gente digitalize todos os processos em termos de governo", ressaltou.

Texto: Mágda Carvalho

Imagens: Internet