Combata a Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

O mosquito Aedes aegypti - responsável pela transmissão das doenças dengue, zika e chikungunya -, é um mosquito doméstico e urbano: vive dentro dos lares e perto dos seres humanos. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa ou mesmo no esgoto, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. A fêmea do mosquito pica o indivíduo infectado, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem e forma de evitar a doenças e seguir recomendações das autoridades em Saúde.

  

No Espírito Santo, de acordo com os boletins epidemiológicos das três doenças, divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) em 17 de janeiro deste ano, foram notificados - entre 30 de dezembro de 2018 e o dia (12/01) -, 832 casos de dengue, 16 casos de infecção pelo zika vírus, e 14 casos de chikungunya. Ainda não existe vacina ou medicamentos específicos contra os vírus da dengue, chikungunya, e zika. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio e arredores sem locais que possam servir de possíveis criadouros. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (anti-inflamatórios). Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomenda‐se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância e manter-se bem hidratado. 

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Por isso, todo cuidado é pouco. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os locais propícios para a procriação do Aedes aegypti. Veja as principais orientações:

- Mantenha os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas e coloque garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo.

- Tampe os tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água.

- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e de comida de animais, tonéis e caixas d’água) e os mantenha sempre limpos.

- Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas - calças e blusas - e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

- Receba o agente municipal de combate à dengue em sua casa para contribuir no combate das doenças.

- Troque diariamente a água dos pratos de plantas, ou cubra-os com areia até a borda.

 

 

Sintomas e Cuidados:

- Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados e dores no corpo, entre outros, busque um serviço de saúde para atendimento.

- Não tome medicamentos por conta própria.

 

Informe-se:

- Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretaria estaduais e municipais de saúde.

- Se a mulher quer engravidar ou estiver grávida, busque orientação com um profissional de saúde e tire todas todas dúvidas para dar prosseguimento à sua decisão. E se não desejar, busque orientação médica sobre métodos contraceptivos. 

 

 

Fontes, fotos e arte: Sesa, ANS, PMV e internet

Texto: Mágda Carvalho

 

Departamento de Comunicação:

Diretora: Nadine Alves

Jornalistas: Mágda Carvalho e Fátima Pittella

Administrativo: Suelen Dorico

Fotógrafo: Rhuan Alvarenga

(27) 3334-4650

cmv.dec@gmail.com

www.cmv.es.gov.br/

www.facebook.com/camaradevitoria

https://www.instagram.com/camaramunicipaldevitoria

https://www.twitter.com

 

Data de Publicação: quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria