Cuidados que banhistas devem tomar para evitar afogamentos

Um belo dia de sol, bebida gelada no isopor e uma praia convidativa ou uma piscina refrescante. Essa fórmula que poderia ser a descrição de um fim de semana ideal, pode se transformar numa tragédia. Nos últimos 36 dias, 30 pessoas morreram afogadas e 340 foram resgatadas das águas no Espírito Santo, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Conforme a corporação, a maioria das ocorrências foi causada por imprudência dos banhistas e poderia ser evitada.

Em entrevista ao jornal A Gazeta (edição de 22/01) e para A Tribuna (edição de 22/01), o Tenente-coronel Carlos Wagner Borges afirma que o perfil mais comum das vítimas de afogamento são homens, obesos e que estavam alcoolizados.

Ele aconselha que os banhistas não entrem em locais onde não há presença de guarda-vidas e onde não se conhece o local. “Se você não tem informação sobre a profundidade, correntes, se tem galhadas, lama no fundo, é melhor ficar de fora”, disse em entrevista aos jornais.

Sobre os recentes afogamentos de crianças em piscinas, o Tenente coronel lembra que os pequenos devem ficar a uma distância de, no máximo, um braço do adulto responsável.

“Toda vez que um pai for levar uma criança para a piscina, ele deve entender que o momento de lazer é daquela criança e não dele. Toda a atenção deve ser dedicada à criança, que deve ficar na água sob a supervisão constante do responsável”, afirma Wagner em entrevista ao jornal A Tribuna.

Orientações:

- ter atenção redobrada com as crianças;

- não consumir bebidas alcoólicas;

- evitar nadar sozinho;

- preferir locais com guarda-vidas;

- se presenciar um afogamento e não tiver treinamento, não entre na água. Ofereça algum objeto que flutue como uma bola ou isopor e chame ajuda;

Fonte: A Tribuna e A Gazeta

Texto: Fátima Pittella