Viva o melhor das praias no verão da Cidade Sol

Vitória, também conhecida como a Cidade Sol, com o céu sempre azul, tem um balneário muito procurado principalmente no verão, quando a temperatura chega, em média, a 28 graus e a sensação térmica pode até ultrapassar os 30 graus. Com esse calorão, a vontade de todos é correr para a praia! Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que, além de se refrescar, você garanta sua saúde, sua segurança e a preservação do meio ambiente.

 

Cuidados pessoais – Para não prejudicar a sua saúde e a de sua família, a recomendação dos médicos é fugir do sol intenso que faz mal principalmente à pele e aos olhos. O protetor solar é imprescindível, e deve ser usado conforme as indicações, meia hora antes de ir para a praia. Peles mais claras pedem fator de proteção mais alto, e a graduação diminui para as peles mais escuras. Busque orientação profissional. Óculos escuros de qualidade, chapéus ou bonés, hidratação e barracas são fundamentais, mesmo para quem persegue um belo bronzeado, porque o reflexo do sol na areia também bronzeia.

 

 

É recomendável evitar a exposição ao sol por mais de 20 minutos entre 10h e 16h. Os melhores horários são sempre antes das 10 horas e após às 17h, pois os raios solares não estão tão agressivos. Depois da exposição, não se esqueça de hidratar a pele e beber muita água. Como transpiramos mais durante o verão, devemos tomar pelo menos 2 litros de água por dia, assim como alimentos que contêm muita água, como a melancia ou o melão. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) também alerta para as micoses na pele, cabelos e unhas. Para evitar esse quadro, a melhor alternativa é manter a higiene. Evite ficar por muito tempo com os trajes de banhos molhados. É essencial se secar bem após o banho de mar, se lavar com sabonete e xampu (para os cabelos) assim que possível, e usar calçados sempre ventilados.

 

Alimentação - No verão o ideal é comer alimentos mais leves, como saladas, carnes magras e frutas variadas. Gelados também são uma boa opção para a época. Devem ser evitados alimentos pesados, porque depois de uma refeição, o organismo passa a dar prioridade ao processo de digestão. Durante esse período, realizar alguma atividade física intensa faz com que os músculos necessitem de mais sangue, para carregar mais oxigênio, e isso congestiona o processo digestivo. Por isso, logo após as refeições é melhor evitar entrar no mar. O verão também é tempo de mosquitos, abelhas, e outros insetos. É sempre aconselhável ter um repelente, principalmente para as crianças, ter um antialérgico, uma pomada ou outro tipo de anti-histamínico. E as frutas ácidas, como a laranja ou limão, podem manchar ou queimar a pele quando exposta ao sol, por isso, tenha muito cuidado para não ingerir estes alimentos frescos sob a luz solar.

 

Segurança e Pulseirinhas - Em certas praias o mar pode tornar-se perigoso devido à sua corrente, bancos de areia, redemoinhos, entre outros perigos. Com isto procure sempre nadar em área supervisionada pelo guarda-vidas, verificar a balneabilidade (se a área é apropriada para banho). Evite nadar perto de surfistas, lanchas e barcos, entre outros equipamentos, para que não ocorram acidentes. A orla de Vitória conta com 74 guarda-vidas para garantir a segurança e a tranquilidade dos banhistas durante verão. Os profissionais trabalham das 8h às 18hs, nos pontos de maior concentração de pessoas, e possuem treinamento e equipamentos apropriados para um possível resgate marinho, se necessário. Este verão, o número de postos aumentou de sete para 14. Eles estão localizados nas praias da Ilha do Boi, Curva da Jurema e toda a extensão de Camburi.

 

Entre os equipamentos disponíveis, estão nadadeiras, lifebelt (flutuador para resgate aquático), pocket mask (máscara ressuscitadora, em caso de afogamento) e pranchas de stand up paddle, capazes de oferecer uma visão ampla do mar e rapidez no atendimento às vítimas. Como é muito comum que as crianças se percam em meio aos grandes aglomerados humanos que lotam as praias, a Prefeitura de Vitória oferece aos pequenos pulseirinhas coloridas para identificá-los e ajudar a prevenir situações deste tipo. Nas praias da Capital, os guarda-vidas distribuem pulseiras que são da mesma cor das bandeiras dos pontos de Salvamar de onde as crianças e seus responsáveis estão próximos. Os guarda-vidas também fazem abordagens preventivas, para que as crianças não se afastem do local onde devem permanecer.

 

 

Meio Ambiente - Com o aumento do número de banhistas durante o verão, os ambientes costeiros ficam ainda mais vulneráveis à ação humana. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza, desde o início da década de 90, a campanha Praia Limpa. “Trata-se de um trabalho educacional que é feito anualmente para mostrar, a quem utiliza nossas praias, as condutas que esperamos de todos os usuários. As praias de Vitória possuem uma extensa faixa de plantação de restinga e, por isso, são preservadas por lei, e existe uma fiscalização atuante para reprimir excessos. Apostamos no bom senso e na educação ambiental para informar aos usuários o que pode ou não pode ser feito na orla”, destaca o secretário de Meio Ambiente em exercício, Ademir Barbosa Filho.

 

As equipes que trabalham na campanha Praia Limpa contam com a parceria de vários órgãos municipais, ONGs, Institutos Ecomaris, Últimos Refúgios, Baleia Jubarte, Instituto de Pesquisa de Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), Associação dos Moradores e Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (Samifra), e o projeto “Pegada”, uma organização comunitária não governamental que atua no resgate de animais marinhos e no combate à pesca predatória. Uma equipe multidisciplinar realiza abordagens educativas nas praias de Vitória visando à sensibilização dos frequentadores sobre a importância do ambiente nas praias, a limpeza, e as atitudes adequadas que cada cidadão deve adotar nesses espaços. Além dos banhistas, são conscientizados os comerciantes e os ambulantes, assim como os outros trabalhadores que atuam nos locais, para que adotem práticas sustentáveis que visam à preservação da orla e da restinga.

 

 

Programação Praia Limpa

No próximo sábado (12/01), as equipes estarão na Ilha do Frade e, no domingo (13/01), na praia de Camburi. No final de semana seguinte, no dia 19/01, será a vez da Curva da Jurema e, no dia 20/01, a equipe retorna à Ilha do Frade. Fechando a campanha, no dia 26/01, as abordagens acontecerão na Ilha do Boi e, no dia 27/01, em Camburi, sempre das 9h às 13h. Também haverá atividades da campanha Praia Limpa no estande montado na Arena Procon Vitória, em Camburi, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


 

Texto: Mágda Carvalho

Arte: Pâmela Mayra

Fonte e imagens: Site da PMV, Gazeta Online e Internet

 

Departamento de Comunicação:

Diretora: Nadine Alves

Jornalistas: Mágda Carvalho e Fátima Pittella

Administrativo: Suelen Dorico

Fotógrafo: Rhuan Alvarenga

(27) 3334-4650

cmv.dec@gmail.com

www.cmv.es.gov.br/

www.facebook.com/camaradevitoria

https://www.instagram.com/camaramunicipaldevitoria

https://www.twitter.com

Data de Publicação: quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria