Câmara se engaja na Campanha Novembro Azul

Diz o senso comum que homem não gosta de ir ao médico. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostrou que 31% dos homens brasileiros não têm o hábito de ir ao médico e, quando o fazem, 70% tiveram a influência da mulher ou de filhos. Mas, felizmente, isso tem mudado. Muitos homens já sabem que diversas doenças podem ser evitadas ou atenuadas com a prática de se fazer exames preventivos.

Para estimular os servidores a realizar esses exames, a Câmara de Vitória aderiu à Campanha Novembro Azul. A ação também tem por objetivo promover a prática de hábitos saudáveis que ajudam a evitar a doença, como a prática de atividades físicas e a se ter uma alimentação equilibrada.

O tema da campanha é: “a maior demonstração de coragem de um homem é a prevenção”. E, a exemplo do laço cor-de-rosa que simboliza o Outubro Rosa, campanha voltada para a conscientização do câncer de mama, o Novembro Azul tem como símbolo um bigode azul para conscientizar sobre o câncer de próstata.

Os vereadores aprovaram diversas Leis no intuito de proteger os cidadãos contra o câncer e apoiar quem tem a doença. Dentre elas está a Lei nº 9251/2018, que dispõe sobre a divulgação dos direitos da Pessoa Portadora de câncer. A ideia é divulgar em sites públicos que os doentes têm direito à aposentadoria, auxílio-doença, isenção de Imposto de Renda, quitação de financiamento de casa própria, isenção de IPVA e outros, de acordo com cada caso.

Texto: Fátima Pittella

#paracegover