Alunos da Escola São Domingos Participam do programa “Escola na Câmara”

 

Alunos de duas turmas do quinto ano da Escola São Domingos participaram, nesta sexta-feira (05/10), do programa "Escola na Câmara", no Plenário Maria Ortiz. As 32 crianças, com idade média de dez anos, foram recepcionadas pelo vereador Roberto Martins (PTB), representando todo o colegiado, que orientou e conversou com os estudantes e também simulou o processo de votação de uma Lei com vereadores-mirins.

 

O objetivo do programa é aproximar crianças, adolescentes e jovens do Legislativo Municipal, para que eles possam entender como funciona o trabalho dos parlamentares e sua importância no ordenamento político da Capital.


A professora de História e Geografia Luciana Martins Gabler, uma das acompanhantes das turmas, explicou a importância do programa para os alunos da escola. "Eles estão estudando uma obra intitulada "Entre Nesse Livro – A Constituição Para Crianças" (de Liliana Iacocca e Michele Iacocca)", incluindo o Poder Legislativo Municipal, e nada melhor do que aprender na prática", destacou. Também participaram da atividade a professora de Português Emmanuely Vailant Passos, a auxiliar de supervisão Bruna Ramos Ferreira e a estagiária Mariana Moreira Silva.


Após a exibição de um vídeo inicial sobre a atividade política e o papel da Câmara, o vereador Roberto Martins respondeu perguntas dos alunos sobre temas como  mobilidade urbana, Educação, Saúde, segurança pública, meio ambiente e a Linha Verde. Em seguida, participou com as crianças de uma simulação de Sessão Ordinária, onde 15 delas atuaram como os vereadores e debateram sobre uma matéria de sua autoria sobre o uso de câmeras nos condomínios.

 

Didaticamente, ele propôs que os mini-vereadores favoráveis e contrários debatessem o tema. Depois foi feita a votação, e o Projeto de Lei foi aprovado por maioria. Roberto Martins, que também é professor, explicou a etapa seguinte, que é o encaminhamento do Projeto de Lei aprovado ao prefeito para a sanção. Em seguida, para explicar como funciona o veto, o vereador escolheu um aluno contrário à matéria para representar o prefeito e vetá-la.


“Não basta os vereadores aprovarem, o prefeito precisa sancionar a nova Lei e nem sempre isso acontece. Mas, nesse caso, o Projeto volta para a Câmara e é apreciado novamente. Se a maioria simples, metade mais um dos vereadores, votar contra o veto do prefeito, a matéria vira Lei também”, explicou. E como a nova votação manteve a votação anterior, o vereador explicou que cabia a aluna que representou a presidência da Câmara promulgar a Lei. “Os vereadores têm esse poder”, explicou Roberto Martins.


Encerrando a atividade, a professora Luciana Martins Gabler agradeceu a experiência, considerando-a muito útil para o aprendizado das crianças, que participaram ativamente, tanto das perguntas quanto do debate, e elogiou o trabalho do Cerimonial. Em seguida, um dos alunos fez um agradecimento ao vereador e a todos os participantes do programa "Escola na Câmara", em nome da Escola São Domingos.


 

   Texto: Mágda Carvalho

 #paracegover

Departamento de Comunicação:

Diretora: Gabriela Souza

Jornalistas: Mágda Carvalho e Fátima Pittella

Estagiária: Nathália Karoline

(27) 3334-4650

cmv.dec@gmail.com

www.cmv.es.gov.br/

www.facebook.com/camaradevitoria

https://www.instagram.com/camaramunicipaldevitoria

https://www.twitter.com


 

Data de Publicação: sexta-feira, 05 de outubro de 2018

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria