Câncer tem cura: previna-se!

O mês de Outubro é o período em que as instituições se iluminam com a luz rosa para lembrar as pessoas a fazer o exame para detectar câncer de mama.

A campanha “Outubro Rosa” tem por objetivo mostrar a importância de se ficar atento às alterações suspeitas na mama e de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama. E, embora pouco se mencione, o câncer de mama também afeta a homens (na verdade, acomete todos os mamíferos).

Segundo registro do Hospital Santa Rita de Cássia, referência no tratamento de câncer no Espírito Santo, 32% das pessoas que vão tratar o câncer de mama, já estão em estágio avançado, quando as chances de cura são menores.

Para evitar isso, é importante fazer a mamografia regularmente. Com os novos medicamentos, se descoberto em fase inicial, as chances de cura podem chegar a 90%.

Muitos portadores de câncer desconhecem que têm direito a alguns benefícios. E para divulgar isso, o Legislativo Municipal aprovou a Lei 9251/2018, proposta pelo Vereador Luiz Paulo Amorim (PV), que dispõe sobre a divulgação dos direitos da pessoa portadora de câncer. Dentre eles estão: direito ao saque integral do FGTS, isenção de ICMS, IPI e IPVA em veículos adaptados, quitação de financiamento de casa própria e outros.

“É fundamental conhecer os direitos do paciente com câncer porque eles podem amenizar algumas dificuldades, principalmente do ponto de vista financeiro, já que diversos cuidados essenciais ao longo do tratamento representam uma elevação dos gastos mensais e, consequentemente, uma redução do orçamento familiar”, destacou Luiz Paulo Amorim.

Texto: Fátima Pittella

#paracegover