Câmara de Vitória apoia Dezembro Vermelho e conscientização ao HIV/Aids
quarta-feira, 04 de dezembro de 2019

A Campanha Dezembro Vermelho busca sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O objetivo da campanha este ano é principalmente sensibilizar a população mais jovem, entre 15 e 24 anos, sobre a importância da prevenção. A mobilização nacional denominada Dezembro Vermelho teve início em razão do dia 1º de dezembro ser celebrado no mundo inteiro como Dia Mundial Contra a Aids.

As ações do Dezembro Vermelho buscam educar e chamar a atenção da população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre o HIV, e seguem o mesmo modelo de outras campanhas de saúde, adotando como símbolo o laçinho vermelho e a iluminação das edificações marcartes e cartões postais das cidades com a cor vermelha.

Perfil epidemiológico - O perfil epidemiológico vem apresentando tendência de crescimento entre os mais jovens, principalmente os do sexo masculino. Observa-se que, no início da década, os casos entre os jovens da faixa de 15 a 24 anos representavam cerca de 2% dos casos anuais e, atualmente, eles já representam cerca de 10%, segundo dados do Ministério da Saúde.

Outra característica atual é o aumento da detecção dos casos de HIV e a redução dos casos de Aids, explicado pelo aumento da oferta de testagem na rede pública e pela detecção precoce das ocorrências, antes do adoecimento por Aids. Nos últimos anos, também houve importante redução das mortes decorrentes da Aids. Segundo dados do Ministério da Saúde, os óbitos por Aids, no Distrito Federal, reduziram em mais de 25% nos últimos 10 anos, sendo que, em 2017, houve uma queda de 6,7% em relação a 2016.

Diversos estudos já demonstraram, por exemplo, níveis indetectáveis de HIV no organismo de uma pessoa que vive com o vírus e esteja em tratamento antirretroviral. Isso significa que o vírus deixa de ser transmitido a outras pessoas. Este é um passo importante para que se consiga cumprir o compromisso, assinado na Declaração de Paris, de acabar com a epidemia de AIDS enquanto ameaça à saúde pública até 2030. Por isso, a juventude é o principal alvo da campanha Dezembro Vermelho 2019.

Um alerta no combate à doença é valorizar a importância da adesão à prevenção precocemente, bem como o início do tratamento, tornando os jovens importantes aliados para prevenir novos casos. Apesar dos avanços, nos últimos 30 anos de enfrentamento à doença, muito ainda precisa ser feito para reduzir a transmissão do vírus (HIV) causador da Aids. Por isso, a prevenção deve ser vista como a combinação de diversas estratégias. Além de usar a camisinha, é fundamental fazer o teste precocemente e realizar o tratamento adequado do HIV.

Texto: Mágda Carvalho
Arte: Fernanda Biazatti